Falar um segundo idioma pode ser um diferencial no currículo, mas para muitos cargos e a proficiência em inglês tornou-se quase um pré-requisito para processos seletivos.
Áreas que fazem uso de programas eletrônicos ou de mecanismos da própria internet são aquelas que requisitam que seus candidatos possuam inglês fluente, além de áreas mais óbvias, como o comércio exterior ou o turismo. De acordo com um estudo da Cambridge English Language Assessment, 95% dos empregadores de países não nativos do idioma consideram o inglês importante.
Pesquisei 10 áreas/profissões que exigem um conhecimento profundo e fluente nesse idioma.
Carreiras Acadêmicas | Se o seu desejo é seguir com os estudos após uma graduação, como mestrado ou doutorado, saiba que o inglês é fundamental. Além de precisar do idioma para o desenvolvimento do curso em si, já que você terá contato com publicações e materiais do mundo todo, você poderá se beneficiar de intercâmbios culturais e estudantis entre universidades brasileiras se tiver o conhecimento exigido do inglês.
Comércio Exterior / Relações Internacionais | Como o próprio nome sugere, as áreas de Comércio Exterior e Relações Internacionais lidam com atividades que envolvem diversos países, desde a atuação na importação ou exportação de produtos até a atuação em Consulados e Embaixadas. Por isso o inglês é um dos requisitos mais básicos em qualquer profissão destas áreas.
Comissário de Bordo | Com certeza essa é uma das profissões mais desejadas por aqueles que gostam de viajar e têm vontade de conhecer o mundo todo. Claro que nem tudo são flores e o trabalho exige muito do profissional, que nem sempre tem a possibilidade de descansar e aproveitar os destinos visitados. Ainda assim, é uma carreira sensacional que também exige o inglês no currículo, ainda mais se você deseja estar na tripulação de voos internacionais. Como comentamos antes, o inglês é a língua universal dos negócios, e mesmo que a viagem não seja para um país falante do inglês, toda a parte técnica da viagem – instruções, anúncios do piloto, etc. – é realizada em inglês e na língua do país de destino.
Além das viagens, o contato com pessoas de diferentes culturas e de todos os cantos do mundo pode trazer experiências inigualáveis. Pode parecer que não, mas passar horas dentro de um avião com todo o tipo de gente é um verdadeiro aprendizado cultural!
Desenvolvimento Web e Aplicativos | Quando falamos de tecnologia, logo vem à cabeça as gigantes do Vale do Silício. Mas, mesmo que o seu objetivo não seja trabalhar na Apple ou Google, você precisará do inglês para seguir na área de desenvolvimento de apps ou de qualquer coisa ligada à web.
A maioria dos softwares e ferramentas de criação está disponível apenas em inglês. A vantagem da área está na comodidade da localização – você pode trabalhar por conta própria ou, até mesmo, para uma empresa gringa sem nem precisar sair de casa. As possibilidades são muitas, desde que você domine o inglês.
Engenharia | É uma área tradicionalmente concorrida que requer bastante conhecimento do inglês pelo mesmo motivo que falamos anteriormente: muitos dos programas e ferramentas estão disponíveis apenas na língua da Rainha. Além disso, a engenharia possui um leque variado de atuações com oportunidades em todo o mundo! No entanto, o sucesso só vem para quem está profissionalmente preparado.
Mídias Digitais e Marketing | As áreas de marketing, mídias e comunicação em geral não costumam mais ver a fluência no inglês como um diferencial. O conhecimento da língua se tornou pré-requisito para uma área cada vez mais globalizada e integrada através da internet e das redes sociais.
Para se manter à frente nas tendências, você tem que estar por dentro de tudo o que acontece ao redor do mundo. E para isso, o inglês é o que falta para quebrar as barreiras geográficas.
Tecnologia da Informação | Uma das profissões com maior defasagem de profissionais no Brasil, principalmente por falta de conhecimento profundo em inglês. Os softwares, as ferramentas e os próprios códigos de programação usados são escritos em inglês. Em muitos casos a utilização da língua é 24/7 (ou seja, o tempo todo).
Tradução e Interpretação | Duas profissões em que o inglês é a base do currículo. Imagina ser aquela pessoa que faz a interpretação simultânea das premiações americanas e não ter conhecimento profundo da língua? Não entender uma gíria ou uma nuance do idioma? Não dá, né? O mesmo vale para quem faz traduções e versões profissionais de livros, documentos, filmes e séries.
Turismo | Assim como as áreas de Comunicação Exterior e Relações Internacionais, a área de Turismo abrange uma variedade enorme de possibilidades profissionais. E todas elas dependem do conhecimento do inglês, simplesmente pelo fato de que você terá, em algum momento, contato com uma pessoa de fora, seja um hóspede, seja um turista ou alguém fazendo negócios com a sua empresa. Com a integração entre as culturas, vale novamente a máxima da língua universal dos negócios: o inglês.
Para finalizar, uma dica. Estudos indicam que os profissionais que falam inglês conseguem negociar remunerações 70% maiores, comparado aos outros profissionais que não falam. Esse fator significa que além de te ajudar a encontrar oportunidades, saber um segundo idioma também é um ponto chave para melhorar o seu salário.
A minha dica para você aprender inglês profissional é com a Teacher Natalia, da @buzzful.idiomas
Imagens não autorais.