Isla Negra – Santiago – Chile

Vista da Casa – muito parecida com um Barco

É lá aonde mora a poesia e o amor de Neruda. Para quem é fã de Pablo a visita a localidade chamada Isla Negra é obrigatória, local aonde encontra-se uma das casas do poeta. E na minha opinião uma das mais importantes pois foi onde ele passou grande parte do seu tempo e onde está enterrado junto a sua última amada – Matilde. Bom, um conselho…se você gostar ou não de Pablo Neruda vá da mesma maneira, o passeio é surpreendente e emocionante. Te garanto!

Isla Negra está localizada a cerca de 120 Km de Santiago do Chile e 2:15h de carro. É só você pegar a Rota 68 para chegar. Tem ônibus também, informe-se, é muito tranquilo o acesso e as estradas são ótimas.

A casa de Neruda fica, na comuna de El Quisco, Província de San Antonio. É uma localidade litorânea do Chile (não é uma ilha), na sua porção central, chamada de Isla Negra. Foi Neruda que a nomeou assim.

Apaixonado pelo mar e pela vida de marinheiro que nunca foi Neruda, fez com que essa casa se tornasse mais parecida possível com um barco, sim isso mesmo! Você vai perceber isso em cada um dos detalhes internos, desde sua estrutura, até seus objetos de decoração. Todas as janelas, todas mesmo, tem vista para o mar e até mesmo deitado em sua cama ele observava esse, que era sua obsessão.

Ao transitar pela casa vai parecer que esta entre compartimentos de um navio, ela foi construída em partes, uma seguida da outra. Muitos dos objetos internos foram trazidos pelo mar até a praia de Isla Negra, exemplo a tábua de sua escrivaninha, ou foram presenteados por seus amigos, ou ainda comprados por ele mesmo de barcos e navios aposentados, não mais em uso. Entendam a paixão pelo mar!

Eu me encantei pela coleção de garrafas e taças dentro desta casa. Muito diferente…ver o nome de cada um de seus amigos que partiram, gravados no teto de madeira de seu bar particular. Dizia Neruda que esta era um forma de beber em companhia daqueles que não estavam mais fisicamente ao seu lado. Excentricidades do respeitado poeta!

Bom, existe uma infinidade de histórias dos objetos que naquela casa entraram e que inspiraram muitas de suas obras. A visita em si, é muito mágica. Entramos no mundo daquele que foi um dos maiores escritores e influenciadores políticos da sua época, para você que assim como eu adora História, o passeio é emocionante e nostálgico.

Dicas para a visita:

– Faça reserva prévia. Portanto, acesse Fundação Neruda e faça suas reservas. E não deixe pra fazer em cima da hora. Você corre o risco de não conseguir vaga. E isso vale para as outras duas casas de Neruda também. Os chilenos são um povo muito correto, faça sem medo.

– Peça áudio guia antes de iniciar usa visita. Com ele, você vai sentir a poesia que paira por ali. E, existe na no idioma português.

– É totalmente proibido tirar fotos na parte interna da casa. A partir da janela, do lado de fora, é liberado! E são essas as fotos que estão publicadas aqui.

– Se possível, assista ao filme O Carteiro e o Poeta, que narra a amizade do carteiro Mario Jiménez com o poeta, e como nasce a admiração pelas poesias e a cumplicidade entre os dois, até a morte de Neruda. Você vai se emocionar em dose dupla ao percorrer o cenário aonde viveu Pablo.

Imagens Autorias

(Visitada 86 vezes, 1 visitas hoje)