Tendências CASA COR 2017

Evento “ditador” de tendências na área de decoração é a CASA COR São Paulo, evento que aconteceu no mês de julho. Os 69 espaços da mostra tem como fio condutor o “Foco no Essencial” evitando os excessos, a excelência dos acabamentos e a beleza sem artifícios dos materiais.

Pesquisei as principais tendências, do que li, fiz um “resumo”.  A minha “intenção” é trazer os elementos para o nosso dia a dia, num conceito de decoração simples, para usar de forma natural as tendências mostradas na CASA COR.

Somente o Essencial | Use materiais em seu estado natural, em grandes superfícies, em ambientes sem excessos. Os elementos são: luz natural, tons claros, apelo sensorial – uso de couro, placas cimentícias, estuque aparente, paredes descascadas, visual limpo permite interferências, grandes janelas com vidros.

Madeira | A madeira é materna e aconchegante. Caixas em madeira, paredes e tetos completamente abraçados por este material são o ponto de partida de ambientes naturalmente acolhedores.

Oriental | Vocação minimalista, formas rígidas e puras. Uso de materiais naturais sugerem a busca do equilíbrio. O bambu elemento inspirado no jardim japonês, formam delicados arranjos de parede, as luminárias em formas retas conferem harmonia com os tons de vermelho e preto do ambiente.Sustentabilidade: Um olhar no reaproveitamento e na otimização de recursos, materiais inteligentes. O conceito do sustentável começa já no método construtivo, que simplifica montagem e desmontagem, minimizando resíduos. Painéis aproveitam a luz solar e geram energia e a água da chuva é reutilizada.

Conforto | Sentir-se em um refúgio, quem não deseja isso. Nossa casa, é nosso maior e melhor bem! Sabe aquela vontade de estar em casa? Pois bem, esse é um dos desejos mais fortes da temporada. Dica: usar materiais crus e naturais, em cartelas de cores acolhedoras e espaços que lembram verdadeiras cabanas. Piso com seixos, verde em abundância e vigas no teto em madeira trazem um ar de cabana ao ambiente à esse ambiente.Áreas externas que remetam a Natureza | Curtir espaços ao ar livre, valorizando o verde sempre com um toque contemporâneo. Aqui, diversas espécies preenchem e transformam a parede.Retrô | Sofá arredondado, metalizados com um quê de art déco, móveis com pés palito e por que não, o gesso no teto cheio de estilo. O ambiente homenageia o tempo, convida à receber e tem peças acolhedoras e cheias de charme e história. O art déco e os anos 1950 já vinham fortes nas temporadas anteriores. Eles continuam, agora na companhia de elementos clássicos. Metalizados | Adicionam nobreza, até mesmo aos projetos mais simples e despojados. O bronze e o dourado são aquele toque todo especial aos ambientes. Aposte nos tons!Rosa | Sai dos detalhes e aparece em paredes e peças do mobiliário. Esqueça o rosa para criar ambientes femininos, ele chega “mais seco” (como se referem os arquitetos e designers), combinado com outras cores compõe muito bem nos ambientes.

Verde e azul | Esses dois tons juntos não tem como resistir mas, podem ser usados separados. Trazem frescor, comprovam sua versatilidade e casam perfeitamente com o cinza.

Cores intimistas | Tons profundos e o preto trazem personalidade aos projetos e fazem bonito, sem maiores cerimônias. Cores vivas, somente em algumas pinceladas.

Tons quentes | Aquecem e trazem alegria nos ambientes dos mais variados estilos. Os alaranjados e terrosos valorizam nossa casa, nos detalhes ou em grandes proporções.

Mármore | O material não se limita ao estilo clássico, ele vai para a lareira e embeleza o espaço ou pode revestir uma parede valorizado em grandes superfícies. O material volta com força.  Imagens Não Autorais | Reprodução | Pinterest

(Visitada 57 vezes, 1 visitas hoje)