Jamón Experience – Barcelona – Espanha

Jamón Experience – Considerado o templo do presunto ibérico. O espaço é lindo, moderno e dedicado a um dos produtos mais tradicionais da culinária espanhola: o presunto curado ou, para ser mais precisa, o presunto ibérico, a variedade mais nobre de presunto curado. Lugar indicado para quem aprecia gastronomia e comer bem !O Jamon Experience está organizado em quatro espaços: Museu: onde é feita uma apresentação muito interessante sobre o porco ibérico; Mesa de Catas: espaço para degustação; Loja: onde você pode comprar todo tipo de produtos derivados do porco; e um Bar-Restaurante com”El Mirador de las Ramblas”, em Barcelona. Conhecemos o local no primeiro dia e ficamos fã de carteirinha.

O motivo: a melhor Sangria de Barcelona

Museu | Localizado no subsolo, a visita interativa é para conhecer a história do Jamón Ibérico e Bellota surpreende, recomendo. São 8 salas audiovisuais muito bem construídas, onde se aprende por meio de filmes e apresentações digitais todo o processo de criação dos porcos: região, a alimentação, os cuidados, as etapas de seleção das peças até sua transformação no nobre Jamón Bellota. Esses 20 minutos nos fazem entender que um Jamón Bellota não é somente um Jamón! É muito legal, a experiência sensorial desse tour é incrível.

Após o Museu, vamos as Mesa de Catas (degustação)com um cortador profissional na nossa frente, cortando o Jamón em tiras, muito encantador esse processo. Ele explica características de cada presunto, numa conversa informal, onde o papo vai fluindo (entre uma taça e outra de vinho, cerveja ou cava) o cortador vai mostrando seus conhecimentos, ensinando e tirando dúvidas, além de te fazer descobrir – cual Jamón es tu favorito! Esse processo é muito convidativo e bem bolado, a visita é leve e instigante ao paladar.

Encontram-se enfileirados no espaço central da mesa de catas, alguns tipos de jamón ibérico, incluindo as quatro denominações de origem do jamón ibérico de bellota, considerado o melhor de todos os presuntos: D.O. Jamón de Huelva, D.O. Los Pedroches, D.O. Jamón de Guijuelo e D.O. Dehesa de Extremadura.Restaurante |  Localizado no 1º andar, no mesmo andar que a mesa de degustações,  são servidas refeições simples. Se você estiver com fome de mais presunto, aproveite e sacie! Com amplos janelões para Las Ramblas, é muito divertido e interessante ver as idas e vindas dos turistas, percorrendo a avenida mais movimentada de Barcelona.

Loja | No térreo – nível da rua – acesso ao Jamón Experience se dá por aqui. Vende-se diversos tipos de jamóns e nos mais variados cortes, uma lanchonete para umas tapas rápidas. Qualquer pessoa pode sentar-se nas mesas e fazer uma hora apreciando o jamón e outras especialidades típicas da Catalunha.A loja se o visitante quiser, pode ter a oportunidade de comprar o presunto que mais gostou. É farta em opções e ideias bem criativas de presentes, como um livro explicando o processo para desenvolver o Jamón Ibérico e Belotta, e que tem nas suas páginas embalagens de todos os tipos de Jamón, fatiados e embalados a vácuo, explicados um por um. É como uma degustação guiada. Eu achei muito criativo e didático. Recomendo a visita.

O Jamón Experience, esta localizado na Rambla de las Flores, 88-94. Veja aqui sua localização no mapa. A estação do metrô mais próxima é a Liceu, na linha 3 (verde). O Jamón Experience fica na frente do Mercat de la Boqueria, em Barcelona na Espanha.

O site oficial – Jamón Experience é o melhor lugar para conferir informações atualizadas: horários, preços e condições de visitação. A visita à loja é ao Mirador de Las Ramblas é livre. A visita ao espaço de interpretação e a posterior degustação de seis tipos de presuntos, com duas bebidas de acompanhamento, é paga.

Eu indico vivamente a experiência e acho que vale a pena. O tour é oferecido em diversas línguas, mas não em português, mas é perfeitamente compreensível em espanhol.

(Visitada 184 vezes, 1 visitas hoje)