Lealdade

“Irei segui-lo até o último suspiro, com a verdade e a lealdade”.
William Shakespeare

Nos últimos dias ando pensando muito na palavra “lealdade”. Há quem diga que ela está em extinção. Muito além do que podemos pensar, continua presente no coração das pessoas, principalmente no meu. Eu, Flaviana, continuo precisando da proximidade e da segurança que as pessoas significativas proporcionam à minha vida.

A lealdade é oferecer um sentimento de atenção, respeito e comprometimento, em relações nas quais sabemos que não seremos traídos. Nas quais não há interesses ocultos ou segundas intenções.

Aprendi que a lealdade não pode ser imposta, é um ato de liberdade, cada um escolhe a quem oferece seu comprometimento, respeito e afinidade.

Ela não é barata. Resulta de uma decisão consciente e pode custar caro, por vezes abrimos mão de muitas coisas na opção de ser leal a alguém. Ela é uma forma de nobreza e tem a ver com sacrifício. Não é uma obrigação, é uma escolha que mistura ideias e sentimentos. Na lealdade se manifesta o melhor de nós.

Se você esta associando a fidelidade – esqueça – lealdade vai mais fundo que a fidelidade. Supõe compromisso, conexão e cuidado. Implica entender o outro e respeitá-lo no que é essencial para ele. Às vezes o outro precisa de cumplicidade intelectual, apoio prático e um simples carinho. A lealdade está amparada em valores, não apenas em sentimentos.

As pessoas leais são, acima de tudo, honestas. Elas se guiam por um código que está sempre em sintonia com seus valores, mas também com o comprometimento respeitoso com o outro. Nas suas relações, não cabem mentiras ou atitudes interesseiras. A lealdade é sincera e nos ajuda a crescer.

As pessoas leais não são aquelas que dizem ‘sim’ à tudo, as que nunca colocam objeções, as que apoiam tudo que fizemos, por mais questionável que seja. Uma pessoa leal em algum  momento irá, quando for necessário, te impedir de fazer algo, te alertar sobre algo ou ajudar a abrir os olhos diante de uma realidade que você não enxerga. Somente as pessoas leais irão fazer isso, afinal pessoas leais são regidas por valores firmes; não por servidão ou passividade, elas te falarão verdades que machucam, irão mostrar teus erros, mas também as oportunidades de crescimento.

Minha impressão é que o mundo anda precisado de lealdade. O idealismo precisa ser resgatado para nos dar alguma forma de esperança. Alguns sentimentos que julgamos importantes como fidelidade, confiança e amor nos levam até a esquina. A lealdade nos conduz mais longe, bem mais longe.

Pense nisso!

Com carinho, Flaviana

Fotografia | Leila Lindiana | @leilalindiana

(Visitada 505 vezes, 1 visitas hoje)