Minas Gerais: um turismo de história e belas paisagens

Culinária excelente, arte, cultura, belezas naturais e atrações que vão desde momentos de descanso e passeios pelas cidades históricas até aventuras em trilhas e montanhas. Minas Gerais tem se destacado no turismo nacional e alcançou o segundo lugar dos destinos mais procurados por turistas no Brasil em 2022.

Conhecida como a terra do pão de queijo, da simpatia e dos causos, o turismo em Minas Gerais está repleto de cidades históricas, vilarejos, cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego. O turismo em Minas Gerais só cresce, os números mostram, de acordo com o IBGE o volume das atividades turísticas foi de 38,7% no ultimo ano.

Convidei o jornalista e fotógrafo Jônatas Araújo para compartilhar um pouco do seu estado natal e justificar o que torna o estado de Minas um dos mais acolhedores para o turismo. As fotos são de autoria do Jônatas e retratam o encanto da arquitetura que podemos encontrar nesse belo estado.

Confira, a seguir, os principais atrativos de cada uma das cidades mineiras e suas particularidades:

Ouro Preto: Localizada a aproximadamente 100 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade é referência quando se fala em cidades históricas. Seus principais atrativos são os casarões, museus e igrejas.

Igreja de Nossa Senhora das Mercês e da Misericórdia, construída entre 1771 e 1793, em Ouro Preto, Minas Gerais.

Fotografia Jônatas Araújo

Vista da Igreja São Francisco de Paula, construída entre 1804 e 1898, em Ouro Preto – MG. Próxima às raízes da Serra do Espinhaço, uma cadeia de montanhas que percorre mais de mil quilômetros entre Minas Gerais e a Bahia, a igreja também possui uma imagem de São Francisco de Paula esculpida por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Fotografia Jônatas Araújo

Museu da Inconfidênciaantiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, em Ouro Preto-MG. Dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira, inaugurado em 1944, durante o Governo Vargas.

Fotografia Jônatas Araújo

Capitólio: Com diversas cachoeiras e o famoso Lago de Furnas, a cidade que fica a aproximadamente 280 quilômetros da capital é uma ótima opção para quem gosta de turismo náutico e de aventura.

Belo Horizonte: A capital mineira conta com diversos atrativos, como o Mercado Central, eleito pela revista TAM nas Nuvens o terceiro melhor do mundo; o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, considerado patrimônio cultural da humanidade; além de diversos bares, parques, praças e centros culturais.

Edifício Niemeyer, localizado em frente à Praça da Liberdade, em Belo Horizonte – MG, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e construído em 1955.

Fotografia Jônatas Araújo

Palácio da Liberdade, em frente à Praça da Liberdade, em Belo Horizonte – MG. Construído em 1897 para abrigar a sede do poder mineiro, foi lar do ex-presidente Juscelino Kubitschek.

Fotografia Jônatas Araújo

Tiradentes: Se destaca como uma das principais cidades turísticas do Estado e está a aproximadamente 190 quilômetros de BH. A cidade histórica conta com belezas naturais, diversos eventos culturais e opções gastronômicas e históricas.

Diamantina: Considerada a cidade da música, a cidade do ex-presidente da república Juscelino Kubitschek está a quase 300 quilômetros da capital e conta com vários atrativos históricos e naturais.

São Thomé das Letras: Localizada a aproximadamente 310 quilômetros de BH, a cidade reúne muitas grutas, cachoeiras, casas e ruas de pedra, além do seu principal destaque, o pôr do sol na Casa da Pirâmide.

Poços de Caldas: Com um imponente hotel no meio da cidade, ela conta com atrativos naturais e culturais. Fica a aproximadamente 300 quilômetros de Belo Horizonte. Seus pontos turísticos foram utilizados como cenários para a novela ‘Além da Ilusão’, da TV Globo, neste ano.

Mariana: A cidade está bem próxima a Ouro Preto e tem espalhados pela sua paisagem diversos casarões históricos e igrejas que ajudam a contar a história do Estado. Ela está a quase 120 quilômetros de Belo Horizonte.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo, construída entre 1784 e 1835, em Mariana – MG. Considerada por críticos de arte um dos mais belos templos da arquitetura rococó de Minas.

Fotografia Jônatas Araújo

Camanducaia: O destino é mais conhecido pelo nome de seu distrito, Monte Verde, que atrai diversos turistas devido a sua baixa temperatura. Sua distância da capital é de aproximadamente 390 quilômetros.

Brumadinho: Localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, a cidade abriga o Instituto Inhotim, um dos maiores museus a céu aberto do mundo.

Fotografia Jônatas Araújo | Jornalista | Contato via Instagram: @ojonatasaraujoo

(Visitada 98 vezes, 1 visitas hoje)