Praia do Carro Quebrado – Alagoas

Carro Quebrado é mais uma das praias surpreendentes que eu conheci, lugar inóspito, deserto, de natureza intocada. Fica a cerca de 45 km de Maceió e, ainda guarda um pouco de sua essência e preservação. A praia é longa, muita areia e falésias coloridas e quase nenhuma estrutura para o turista que a visita (somente uns guias e nativos que ficam por ali). Ficar nessa praia é sinônimo de sossego, pois o movimento de pessoas nela é quase zero, principalmente em dias úteis. Então, eu amei! Juro, as imagens da areia e do mar não saem do meu pensamento!

A praia tem mais ou menos 6 km de extensão, fizemos uma parada no meio pra tirar umas fotos e depois fomos até o final, margeando as falésias, onde ficamos um tempo aproveitando aquela praia linda e praticamente deserta.

Li em alguns blogs e sites de turismo que algumas pessoas não gostaram muito da praia pois ela não tinha nenhuma infraestrutura. Mas foi justamente isso que me fez amar tanto a praia do Carro Quebrado! Genteee, é chegar, estender a canga na areia e deitar, pronto! Ficar ali, deixar o tempo passar! Previna-se: leve um lanchinho para quando a fomes chegar – lembre de trazer seu lixo de volta, por favor. Deu sede? Leve água ou compre do vendedor que fica ali.  A única coisa que não dá para contornar é o sol implacável! Mas, como tudo que é bom dura pouco, tem a maré. Fique atento, se você por por conta e risco. Quem chega lá em passeios de buggy ou lancha tem um tempo, geralmente curto, já determinado de permanência na praia. Então gente, relaxa e aproveita enquanto estiver no paraíso.

Passamos um tempo na praia e depois pegamos a “estrada” de volta, afinal de contas, ainda tínhamos o mirante pra visitar. A volta pela areia também foi tranquila. Só no finalzinho, quando era preciso sair da praia, passar por uma parte de areia fofa e subir de volta pra cidade é que foi um pouco mais tenso, mas a manobra foi executada com sucesso! rsrs…

A praia é linda, mas o mirante… minha Nossa Senhora…é demais! A vista lá de cima é maravilhosa! Sim, diria emocionante! Vale muito a pena conhecer. Mas é preciso falar que não é moleza chegar nesse destino. Pra começar, nem pense em ir sem guia. Não existe sinalização nenhuma indicando como chegar. Até porque, o caminho não é exatamente por uma estrada e sim uma trilha, diria estradinha em meio a um canavial. Em alguns pontos era tão apertado que a gente nem via nada, só cana. Mas, depois de muita aventura, somos recompensados pela vista lindíssima de cima do mirante! Fala que não valeu super a pena?

Vista do mirante de uma das praias desertas mais bonitas do Brasil.

O nome atribuído à praia – Carro Quebrado – não foi dado por acaso, seu acesso não é tão simples, pois para chegar é preciso dirigir pela areia e com um meio de transporte adequados buggy/carro e mais, se for para passar todo o dia ou uma tarde, leve tudo aquilo de que for precisar.

Existem muitas versões diferentes para o nome da praia. As mais populares e difundidas, referem-se aos carros que quebraram na praia e foram encobertos quando a maré encheu. Dizem que tem até um fusca enferrujado abandonado em algum lugar da praia. Outra versão diz, que o nome bem antigo, tem a ver com a alguma história que envolvia carros de boi, pesquisei mas não achei nada. Fico devendo essa! Mas, o passeio até Carro Quebrado vale muito e eu recomendo!

Imagens Autorais

(Visitada 153 vezes, 1 visitas hoje)