Quartos Montessorianos

Sempre fui fã de Maria Montessori – educadora, médica e pedagoga. Conhecida pelo método educativo que leva seu nome, destacou a importância da liberdade, da atividade e do estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibrariam, não sendo possível conquistar uma sem a outra. 

Atualmente, além da educação o método montessoriano (aqui na nossa cidade temos uma escola que usa a metodologia) tem sido cada vez mais inspiração para o universo da decoração infantil, sendo muito utilizado e explorado por Arquitetos, Designers e adotado pelos pais, pois cria ambientes funcionais e que estimulam a autonomia.

Se você se identifica com princípios montessorianos é muito fácil decorar o quarto de uma criança. Separei algumas ideias mas, no Pinterest há muitas referências para montar um quarto nesse estilo. Você vai se inspirar, tem muita coisa criativa!

1 – Adeus ao Berço | Colchão no chão ou camas baixas são característicos desse tipo de quarto, as grades e limitações berço estão proibidas, a a criança  deve ficar livre e circular de forma independente. Um tapete é muito bem vindo para garantir conforto térmico, se optar pelo colchão no chão!2 – Casinha | Elas podem delimitar o espaço da cama ou ser um cantinho de brincadeira. Solte a imaginação! A decoração para esse espaço é fácil: almofadas, adesivos e uma luminária bastam. Um charme!3 – Prateleiras baixas | Tudo deve ser posicionado sempre na altura dos olhos da criança, para que ela possa desde cedo reconhecer o seu espaço e aprender sobre organização, ok? Objetos, livros e brinquedos em estantes baixas, sejam em caixas ou em cestos.

4 – Espelho | Num primeiro momento pode parecer estranho um espelho tão baixinho. Mas, ele é para o bebê! Deve estar posicionado na horizontal, com o objetivo de estimular a parte sensorial e ajudar a criança a se conhecer e reconhecer. Dica: espelho de acrílico é uma opção para evitar acidentes e deixar os pais mais tranquilos. Fixe-o muito bem à parede.

5 – Paredes em Destaque | Lembre-se de decorar as paredes, elas são um estímulo a mais, apesar do quarto montessoriano levar em consideração a visão das crianças. Quadros, fotografias, bandeirinhas, luminárias, livros não podem faltar e devem estar ao alcance do pequenos. A dica é compor com harmonia e criatividade!

6 – Libere a Criatividade | Papel de parede colorido, cama com olhos, língua e arco-íris ao fundo? Claro que pode!  Não há limites para a imaginação. Aproveite que o quarto é feito na altura dos olhos e invista em uma decoração que possa colaborar com as brincadeiras.

Novidades para a Decoração Montessoriana “O Abajur “Quack”, da Carambola Luminárias, segue o método que incentiva o uso de objetos pensados para o desenvolvimento da criança e que permitam experiências sensoriais.

É nessa ludicidade que a equipe de criação da Carambola Luminárias se inspira para criar coleções infantis. O método montessoriano foi levado em conta na concepção da luminária “Quack”, um simpático abajur que remete a um patinho. “A cúpula de pelúcia estimula as sensações da criança e o formato de patinhas da base é interessante pois trabalha a imaginação do pequeno e o ajuda a absorver conhecimentos sobre o mundo a sua volta: sempre que ele vir um pato, vai lembrar da luminária e vice-versa”, explica a designer Yumi Sano. Na Gift Fair, feira de São Paulo em que produto foi lançado, ficou claro o quanto o abajur gera encantamento. “A reação do público na feira foi muito legal. Como a cúpula é peludinha, as pessoas sempre queriam passar a mão (fazer um carinho) e até abraçar a luminária!”, lembra Cristiane Ziliotto, idealizadora da marca, reforçando que o abajur Quack vai muito além da função de apenas iluminar o quarto do bebê: é, também, uma forma de transmitir aconchego, conforto e carinho!”

Imagens reprodução | Pinterest | Google

(Visitada 143 vezes, 1 visitas hoje)