RESILIÊNCIA | O Segredo da Força Psíquica

Ganhei esse presente maravilhoso e, confesso que fiquei surpresa ao abrir o pacote. O tema é super atual, está sendo muito falado e comentado. Sabe aqueles livros que lemos; ai voltamos em alguma parte porque gostamos, relemos novamente outro trecho porque ele é extremamente encantador ? Bem, lhe apresento o livro RESILIÊNCIA – O Segredo da Força Psíquica. Estou lendo e indico como uma leitura quase obrigatória para esses novos tempos.

O livro é best-seller na Alemanha, a autora Christina Berndt descreve numa narrativa encantadora o mecanismo que faz algumas pessoas especialmente fortes para lidar com dificuldades e situações extremamente exigentes, enquanto outras rapidamente desistem e se entregam em circunstâncias semelhantes? Qual a origem, de onde vem essa capacidade, diríamos, “especial” de resistir a situações de conflito, pressão, perdas, dramas pessoais, sofrimento e adversidade de diversos tipos? Qual é a força misteriosa que nos permite sair “do fundo do poço”e voltar a ter uma vida plena?Christina Berndt retrata como essa imensa força surge em algumas pessoas, e descreve o que neurobiólogos, geneticistas e psicólogos descobriram sobre a origem dessa resistência. Para todos aqueles que utilizam essa força, perder, por vezes, também é uma possibilidade de crescimento. Embora os fundamentos da resiliência sejam normalmente estabelecidos durante a primeira infância, este livro mostra que, com as estratégias adequadas, é possível desenvolver essas capacidades mesmo em adultos.

Todos os capítulos do livro, são muito interessantes, há muitas citações de exemplos de pessoas que conseguiram sair bem das crises reais. A linguagem é leve e, de certa forma até o palavreado técnico é muito fácil de entender.

1 – Procura-se um ser humano forte: fala sobre o stress diário, como ele nos afeta, tem um autoteste sobre o nível do estresse, bem interessante e finaliza falando sobre as pessoas e suas crises, uma vez que os destinos individuais são subjetivos e faz um alerta, em tempos de crise, as pessoas devem conhecer os recursos dos quais dispõem – e saibam como recorrer a eles em momentos de frustração e tristeza.

2 – O que carateriza as pessoas resistentes no dia a dia ? Uma pessoa forte costuma conhecer bem a si mesma e conhecer a si mesmo resulta em força, nesse capítulo ela trata sobre o que fortalece e o que nos enfraquece. Uma lista de qualidades que as pessoas com resistência psíquica apresentam em grau especialmente alto ou baixo esta descrita e apresentada nesse capítulo. Um autoexame, com 13 perguntas sobre a nossa resiliência, com gabarito de avaliação e uma avaliação comparativo. Garanto, nos faz pensar.

3 – Os fatos concretos sobre as pessoas fortes – De onde vem a força de resistência ? Como o ambiente social modela a vida de uma pessoa; O que acontece no cérebro; No que contribuem nossos genes e Como os pais transmitem involuntariamente suas experiências aos filhos. Confesso que esse capítulo é interessantíssimo, nos chama a atenção para nossa programação mental e nosso poder sobre nossos pensamentos. Dá voltas, nós e paramos para pensar e nos avaliar por muitos momentos.

4 – Como fortalecer as crianças. Uma das principais características dos pais de hoje é a preocupação. Ela afirma “as crianças não devem ser embrulhadas em plástico bolha”, sim assim mesmo! Crianças superprotegidas não sabem  lidar com os ataques da vida, com conflitos com pais, amigos e com problemas que precisam superar. Dificuldades fazem parte da vida, tanto na vida dos pais quanto dos filhos. É preciso, simplesmente aceitar as dificuldades e, mesmo assim, ser feliz.

5 – Lições para o dia a dia. A boa notícia, nesse capítulo ela afirma: As pessoas podem mudar! Como podemos adquirir a resiliência na fase adulta, se ela costuma se desenvolver cedo? Como preservar a força. Um pequeno treinamento em atenção plena (ganhei outro livro sobre esse tema, logo faço resenha), que é mudar o conceito, aprender a ter uma nova visão da vida. É muito real, ela fala que “Pessoas atentas percebem mais, aumentando a qualidade de vida. Concentrar-se no presente, observar o ambiente, a si sem julgar. Assim, o desagradável se torna menos desagradável, avaliar e julgar menos. Vale aceitar a vida como ela é.”

O livro é excelente para deixar na cabeceira, na sala merece ser folheado com frequência. Oportuniza um aprendizado individual incrível, é a oportunidade de olhar-se e iniciar um novo caminho, afinal “o outro não muda, quem muda é você”!

Resiliência – O Segredo Da Força Psíquica | Christina Berndt | Editora VOZES, 2018 |280 páginas.

(Visitada 562 vezes, 1 visitas hoje)