Rosas

Reprodução | Instagram Páscoa Minussi

“Porque eu gosto é de rosas e rosas e rosas
Acompanhadas de um bilhete me deixam nervosa
Toda mulher gosta de rosas e rosas e rosas
Muitas vezes são vermelhas mas sempre são rosas”

A cantora Ana Carolina lançou a música Rosas, em 2006 – ela canta em versos a flor que faz parte do universo feminino. Gostamos de rosas, independente da cor, elas nos cativam, nos emocionam. Um buquê de rosa é sinônimo de romantismo, carinho e afeto.

A Rosa é uma flor de muitas simbologias. No cristianismo é o símbolo de Maria. Na mitologia grega, Afrodite quando nasceu das espumas do mar, tal espuma tomou forma de uma rosa branca, assim a rosa branca representa a pureza e a inocência. Conta o mito que quando Afrodite viu Adônis ferido, pairando sobre a morte, a deusa foi socorrê-lo e se picou num espinho e seu sangue coloriu as rosas que lhe eram consagradas. A Rosa é símbolo de Afrodite e de Vênus (deusa grega e romana do amor).Na tradição Hindu, a deusa Lakshmi (deusa do amor), nasceu de uma Rosa. Simbolismo da beleza e da pureza, perfeição em todos os sentidos, na idade média a Rosa passou a ser símbolo da virgem Maria por significado de pureza. As rosáceas das catedrais góticas foram dedicadas a Maria como emblema do feminino em oposição à cruz. Os rosários originais eram feitos com pétalas de rosa. A palavra “rosário” deriva do latim “rosarium” que significa roseiral.

Para os romanos as rosas eram uma criação da Flora (deusa da primavera e das flores), quando uma das ninfas da deusa morreu, Flora a transformou em flor e pediu ajuda para os outros deuses. Apolo deu a vida, Bacus o néctar, Pomona o fruto, as abelhas se atraíram pela flor e quando Cupido atirou suas flechas para espantá-las, se transformaram em espinhos e, assim, segundo o mito diz ter sido criada a Rosa.

Um costume medieval era de colocar uma Rosa no teto da sala de reuniões indicando que onde houvesse a flor no teto, os assuntos deveriam ser mantidos em segredo. Logo surgiu o costume de pintar rosas no teto das salas e assim levou a decoração de muitas casas de arquitetura clássica.

Inúmeros são os mitos sobre a Rosa, em geral tem o significado do amor, seja espiritual ou carnal.

Símbolo da pureza a rosa possui muitas propriedades e é aproveitada na medicina, para perfumes e culinária. A Rosa tornou-se simbolismo do amor e, por isso, muitas pessoas têm o hábito de presentear quem ama com a flor do amor.Essa semana me deparei com um lembrete da Páscoa Minussi que é médica, mãe e que assim como eu é apaixonada pela vida, mar, jardim, culinária e costuras ( @mami_minussi ) – de que no dia 24 de junho as roseiras devem ser podadas. Se você cultiva e gosta de rosas lembre-se, amanhã é dia de podá-las e tratá-las com carinho.

A poda é necessária uma vez por ano e serve para que a planta produza novos galhos e esteja bem florida na primavera e no verão. A Engenheira Agrônoma Rojane Kletecke orienta que a pode é importante para a brotação e fortalecimento da planta, se não poda “a roseira definha com o tempo”, tem que podar todo ano. Que tal seguir adica e, com muito carinho e uma tesoura apropriada podar as roseiras no dia 24 de junho.

Se você ainda não cultiva rosas e gostaria, deve plantá-las em um local ensolarado e numa terra com boa drenagem, assim os pés produzirão rosas lindas e perfumadas.

Lembre-se da canção da Ana Carolina….gostamos de rosas! Elas nos fazem bem!

Imagens | Capa: ( @mami_minussi ) Páscoa Minussi | Texto: Leila Lindiana ( @leilalindiana) 

(Visitada 696 vezes, 1 visitas hoje)