Corpo Perfeito?

A imagem da capa tem como objetivo acabar com o tabu dos corpos reais e “normais”. O elenco de apresentadoras do talk show britânico “Loose Women” resolveu divulgar duas fotos: uma retocada com photoshop e outra sem alterações. As imagens fazem parte de uma campanha chamada “Body Stories”, dedicada a apoiar a aceitação da beleza natural de corpos femininos. Nadia Sawalha, Stacey Solomon, Denise Welch, Coleen Nolan, Frankie Bridge, Linda Robson, Kelle Bryan, Kaye Adams, Brenda Edwards e Jane Moore posaram poderosas para a campanha usando biquínis e maiôs, lindas e felizes. O Educador Físico André Molina pegou “carona” no assunto e fala sobre o tão sonhado “Corpo Perfeito”.

Quem me conhece sabe que a minha opinião é de que precisamos de um corpo para sermos felizes, não precisamos de um corpo perfeito! Nos olhar com carinho nos faz viver bem melhor. Boa leitura e reflita sobre o assunto.

“Será mesmo que o ser humano tem um padrão perfeito nas linhas do corpo?

Creio que não, mas as mídias e involuntariamente ou voluntariamente, a sociedade de certa forma induz que existe um padrão a ser seguido.

Veja, não estou falando de padrões biomecânicos, esses sim nos favorecem para uma boa movimentação do corpo, como andar, correr, agachar, deitar e por ai vai. Estou falando de ter um corpo magro ou acima do peso; perna fina ou grossa, abdômen trincado ou saliente. Pois o que mais vimos hoje em dia é uma falsa imagem de pessoas públicas que querem vender esse “padrão perfeito”. Dificilmente você irá ver uma modelo fazendo propaganda onde na coxa apareça celulite ou um rosto com muitas linhas de expressão, sabemos que muitos recursos de photoshop podem ser usados para deixar as pessoas mais “apresentáveis” para vender algo. Desta forma, é importante você saber e ter consciência que o ser humano basicamente pode ser dividido em três formas:

Ectomorfo | As pessoas de corpo ectomorfo são aquelas com metabolismo acelerado e que quase sempre têm uma grande dificuldade em ganhar peso, pois queimam calorias muito rápido. A aparência do corpo é de uma pessoa magra com ombros curtos, peitoral plano e ossos pouco densos.

Endomorfo | Já quem tem o corpo endomorfo costuma ter as pernas largas e os braços magros, então a região mais tonificada e forte está localizada nos membros inferiores. Neste caso, quem apresenta o padrão citado, normalmente tem um corpo de estética mais redonda, ganham gordura e músculo com facilidade, mas têm dificuldade para perder gordura.

Mesomorfo | Por fim, o biotipo dos mesomorfos é caracterizado por ganhar e perder peso muito fácil. São naturalmente fortes, o que ajuda na construção dos músculos. O músculo é bem definido, então a característica de corpo atlético surge com esse tipo corporal.

Ok, depois de você conhecer esses 3 modelos de divisão de corpo, não ache que é tão simples assim, pois o seu humano conta com a individualidade biológica o que faz que cada ser seja único, mas com alguns padrões parecidos. Logo não adianta você achar que terá um corpo igualzinho aquele artista da televisão, pois pode ser que o biótipo de vocês sejam totalmente diferente, então o meu conselho é, relaxa, foque em alguns pontos principais:

– Saúde (não adianta nada um corpo bonito por fora, se por dentro está feio);

– Consistência nos treinos e alimentação (tudo o que você faz seguidamente, cria excelência);

– Uma gordurinha aqui, uma ruguinha ali, não é o fim do mundo;

– Evite comparar seu corpo com os dos outros (o jogo é você contra você e mais ninguém)

– Se divirta com as suas “imperfeições”, lembre se, você não é um boneco perfeito.

Quebre a regra de achar que todos tem que ser fortes, atléticos e 100% regrados, a vida é única, não passe muito tempo preocupado em ser perfeito!

Pense nisso…

 

André Molina | CREF 010593-G/PR | www.mundosaude.club | Instagram.com/mundosaude.club

(Visitada 515 vezes, 1 visitas hoje)