Emagreça para Sempre!

Texto | André Luiz Molina – Educador Físico

“Tenho certeza que o título deste matéria chamou a sua atenção, até porque muitas pessoas buscam isso vorazmente, mas muitas vezes de uma maneira equivocada. Hoje não vou falar especifico sobre exercícios físicos que ajudam no controle do peso corporal, nem da importância de levar uma dieta alimentar equilibrada, até porque isso você já sabe que irá ajudar e muito.

A ideia é fazer você refletir profundamente e entender o que te faz ganhar mais peso/gordura, e não falar somente do exercício físico em si, que seria uma das ferramentas para esse controle. Temos que buscar a origem, aí sim ajustar as próximas ações que você deve tomar, para atingir o peso ideal.

Um dos primeiros questionamentos que temos que nos fazer é “Como é minha rotina de vida?”. Ao entendermos nossa rotina diária, fica mais fácil mapearmos o que precisa ser ajustado, tais como: “se você dorme mal; se alimenta mal; não tem hora para ir dormir; enche sua mente de informações inúteis; não tira um tempo para cuidar de si e se preocupa muito com os outros”, se alguma das situações que citei se encaixa na sua vida, você é um forte candidato a ter problemas de saúde e não é somente relacionado ao peso.

Implantar rotinas para adquirir novos hábitos não é fácil, mas é possível, desde que isso seja planejado, e como sabemos o planejamento é algo feito com antecedência, para daí sim, saber quais ações devem ser executadas. Engana-se a pessoa que acha que somente matricular na academia ou fazer uma consulta com a nutricionista vai resolver seu problema com peso; isso pode até ajudar no curto prazo, mas temos que pensar a longo prazo, pois ninguém quer viver com o famoso feito “sanfona, ou seja, emagrece/engorda.

Como podemos implantar bons hábitos em nossa rotina de vida?

Primeira coisa é ter bem claro, quais são os hábitos que eu devo evitar.

Segundo, quais são os sabotadores que nos levam a seguir essa rotina que não favorece.

Terceiro, escrever tudo isso e colocar em um local visível, para poder olhar todos os dias e saber que a sua missão é evitá-los.

Após ter feito isso você deverá montar seu plano de ação, delegando funções, datas, horários e prazos, deixando esse plano em local bem visível, para nunca esquecer ele. Dentro do planejamento vão entrar os treinos com o personal, as consultas com a nutricionista e outras atividades que podem auxiliar a alcançar seu objetivo principal que é emagrecer. Mas sempre lembrando que emagrecer não é o fim, depois de adquirir novos e bons hábitos você tem o compromisso de mantê-los e fazer as manutenções necessárias para permanecer com sua saúde em dia.

Falando assim parece algo super simples de se fazer, mas acredite, não é! A boa notícia é que quem o faz, tem uma revolução em sua vida, e não somente pela questão de mudança corporal, mas de vários outros benefícios que virão com as mudanças, que antes você nem percebia isso, pois estava desorientado, sem saber o que fazer primeiro.

Nossa saúde é única, e devemos sempre prezar por ela”.

 

André Molina | CREF 010593-G/PR | instagram.com/molina_personal |                                                          facebook.com/andre.molina.33

 

(Visitada 13 vezes, 1 visitas hoje)