Corrida de Rua

A contribuição do mês do André Molina, Educador Físico é sobre Corrida de Rua, uma febre que tomou conta do país. O tema é atual, afinal todos os dias encontramos com praticantes da modalidade. Confesso que tenho uma grande admiração por essa galera dedicada à essa pratica. Desejo que o texto seja a sua inspiração para a prática da corrida.

“Todos dias e principalmente nos finais de semana muitos corredores tomam as ruas e parques das cidades para treinar, competir e ajudar a movimentar um mercado que gera muito lucro. A corrida de rua é uma modalidade que cresce a cada ano, os participantes conseguem conciliar a rotina pesada de trabalho com o exercícios físicos. Só no Paraná em 2017 foram realizados mais de 300 eventos dessa natureza, movimentando assim muitas e muitas pessoas e seus familiares também, porque uma das coisas legais que envolvem a corrida é isso, a participação da família, como incentivadora e também companheira na hora de suar a camisa.

Se multiplicar esse número por todo o Brasil, chegamos a elevadas cifras, é um negócio que só ajuda crescer financeiramente e também no bem estar físico no País. Pois envolve empresas que incentivam o esporte, movimenta um mercado “fitness” que já é muito aquecido por outros esportes, sem falar que é algo voltado para a saúde.

Além do negócio em si, a corrida de rua assim como outras modalidades esportivas, faz bem para a saúde das pessoas e para a sociabilidade delas. A quem diga “que o melhor da corrida são os amigos que fazemos ao longo dos caminhos”, isso é uma verdade. Os  inúmeros benefícios físicos já conhecemos, é importante relembrar os fatores como: resistência cardiorrespiratória, controle do colesterol, glicemia, hipertensão, peso corporal, alivia o estresse e a tensão, melhora na qualidade do sono, sem falar no humor e outros tantas vantagens que a corrida traz.

E ao se “viciar” nesta modalidade as pessoas começam a investir em roupas, calçados e acessórios que possibilitem melhorar seu desempenho durante os treinos e provas, sem falar no cuidado com o corpo, que é a principal ferramenta. E ao fazer isso, por consequência há uma melhora na alimentação, no descanso e os treinos fora das pistas, pois não basta somente sair correndo, tem toda uma preparação para isso.

Para aqueles que já praticam a corrida ou pretendem iniciar, tem um site que disponibiliza calendário das principais corridas pelo Brasil, www.corridasbr.com.br, aqui você também pode procurar por estado, assim fica mais fácil se programar para os eventos, que acontecem perto de você.

Agora só depende de você se deixar contaminar por essa modalidade que vem ganhando muitos adeptos. Lembre-se, mais ação e menos planejamento, pois muitas vezes planejamos e planejamos, porém não saímos do chão, saia da zona de conforto mas não esqueça de uma boa orientação.”

 

André Molina | CREF 010593-G/PR | facebook.com/andre.molina.33 | instagram.com/molina_personal | 46 9 9912 5005. 

(Visitada 72 vezes, 1 visitas hoje)