Suplementação, eu preciso?

Por André Luiz Molina

Confesso que o assunto é polêmico. Até eu tenho minhas restrições e desconfianças, devido aos abusos que são praticados. O Educador Físico, André Luiz Molina escreveu esse texto explicativo que esclarece algumas dúvidas. Leitura bem interessante. 

“Quem nunca se questionou se precisa ou não tomar algum tipo de suplemento alimentar. Hoje, vamos falar sobre quem faz prática de exercícios físicos. Sabemos que a suplementação alimentar não se restringe somente aos praticantes de esportes, mas também, a toda e qualquer pessoa que seja diagnosticado com um déficit alimentar, e não consiga buscar nos alimentos in natura o equilíbrio ideal.

A suplementação, virou febre entre os praticantes de esportes e aí mora o perigo, pois muitas pessoas estão fazendo uso de suplementos sem ter conhecimento se de fato há necessidade para seu uso. É muito comum nas academias aquela conversa “o que você tá tomando?”, “qual marca é melhor?”, “você toma quanto por dia?” … e por ai vai. Nós profissionais de Educação Física não estamos alí para prescrever nenhum tipo de suplementação e nem alimentação regular. Ter conhecimento do assunto é importante e necessário, mas não a ponto de prescrever. Quem está habilitado para a prescrição de suplementos alimentares são nutricionistas e médicos com especialização na área.

Outra questão muito comum, é algumas pessoas associarem os suplementos alimentares a anabolizantes, sendo que uma coisa não tem nada a ver com a outra. Suplementos alimentares geralmente são vitaminas, proteínas, aminoácidos, ácidos graxos, oligoelementos e alguns fitoterápicos. Já os anabolizantes são hormônios sintéticos, sendo de uso controlado. Ambos podem ser usados para a melhora da performance esportiva, mas o uso incorreto pode gerar problemas. Daí mais uma vez falo da importância de consultar um especialista, conhecer como está seu corpo por dentro, é tão ou mais importante do que como está por fora.

Para quem é praticante regular de exercícios físicos, e busca resultados mais consistentes no seu corpo e fundamental procurar ajuda especializada para fazer uma análise de sua saúde e equilíbrio alimentar, para aí traçar uma estratégia, e se necessário entrar com suplementos. E isso não cabe somente àquelas pessoas que buscam aumentar seu volume muscular, mas também para quem quer emagrecer.

Para quem treina em alta performance, a suplementação é uma ótima ferramenta, ajudando a atingir seu aporte de nutrientes necessários diariamente. É bom lembrar, nem sempre os produtos mais caros são os melhores, assim como os mais baratos são ruins, tudo vai depender de uma boa análise de onde você quer chegar.

Nós, profissionais de Educação Física temos um papel importantíssimo, somos responsáveis  por orientar boas práticas de saúde, pensando primeiro na qualidade de vida de nossos alunos. Ressaltar à eles que não busquem orientações com o “amigo”, que está tendo bons resultados físicos, ou ainda pior, na internet onde há um mundo de opções do que fazer para ficar “instantaneamente” com o corpo perfeito.

A receita é simples, mas tem que ser levada a sério. Boas doses de alimentação equilibrada, descanso a vontade, treinos regulares e intensos e por último mas, não menos importante, ter o controle sobre a mente, para conseguir vencer as tentações da vida e manter o foco.”

André Molina | CREF 010593-G/PR |facebook.com/andre.molina.33 |instagram.com/molina_personal

(Visitada 48 vezes, 1 visitas hoje)