Musculação, Hoje e Sempre!

Por André Luiz Molina | Educador Físico

“Não é de hoje que sabemos dos vários benefícios da musculação para nossa saúde. A parte estética é somente um bônus que ela pode nos proporcionar, a grande revolução acontece é no interior do nosso corpo, ali sim, os resultados são espetaculares.

Sabemos que a força é algo que moldou a existência e evolução humana, há muitos e muitos anos a energia braçal era usada para a busca dos alimentos, demarcação de território, defesa dos  predadores e etc. Nos dias atuais, não há necessidade de caçar, fugir e outras coisas, e assim o corpo humano foi ficando cada vez mais frágil, nossa alimentação mudou muito também, nossas rotinas de vida nem se fala. Vivemos em constate estresse, fadigando exaustivamente nossa mente com inúmeras tarefas e deixando nosso corpo de lado. O resultado disso está ai, várias doenças relacionadas ao sedentarismo.

E porque a musculação é algo necessário? Existem inúmeros tipos de exercícios físicos que podemos praticar, mas a musculação há anos vem se mostrando eficaz no combate ao sedentarismo, e isso não quer dizer que as outras modalidades não sejam boas, mas quanto maior for o leque de opções para movimentar nosso corpo, mais vivencias motoras teremos.

Falo hoje da musculação, por se tratar de um exercício que exige que nossa musculatura se adapte, ocorrendo o aumento do tamanho da fibra muscular e também do número de filamentos de actina, miosina e adição de sarcômeros dentro das fibras musculares já existentes. Não vou entrar em detalhes sobre musculação com foco em hipertrofia estética ou somente musculação como forma de promoção da saúde, deixo esse mérito para o seu professor explicar conforme a sua necessidade e desejo. Mas independente dos seus objetivos, a pratica nas duas situações lhe trará muitos benefícios.

Temos que clarear nossa mente sobre alguns mitos e verdades sobre a musculação.

Musculação não ajuda a emagrecer | Mito. Muitas pessoas acreditam que a musculação não seja eficiente no processo de emagrecimento ou redução da gordura corporal e apostam mais tempo nos exercícios aeróbicos (caminhada, corrida, bicicleta). É importante entender que o emagrecimento é diferente da perda de peso. Emagrecer é perder a massa de gordura acumulada. Perder peso é perder qualquer massa, tanto de gordura quanto de músculos, isso não é emagrecimento.

Não gosto de musculação porque não quero ficar muito grande | Mito. Esse é um mito bem comum, principalmente por parte das mulheres, que tem a preocupação de ficarem com volume muscular exagerado. Mesmo que você queira ganhar bastante volume muscular, isso não é tão simples assim, pois exige uma alta intensidade e regularidade no treinamento, além da disciplina na alimentação, repouso, influência genética e a disposição hormonal, que influenciam no desenvolvimento muscular. O treinamento possui diversas variáveis, como volume e intensidade, que podem ser alteradas de acordo com o seu objetivo.

Musculação é benéfica para os idosos | Verdade. Pelo fato da massa muscular e da força diminuírem com o envelhecimento, a musculação passou a ser uma das atividades mais recomendadas para o idoso, por possibilitar a manutenção ou até mesmo o aumento da força e massa muscular, melhorando a capacidade funcional, autonomia e qualidade de vida do idoso.

Musculação ajuda na melhora da postura e melhora de dores nas costas | Verdade. Um treino bem prescrito, levando em consideração os desvios posturais, disfunções musculoesqueléticas, deficiências de mobilidade, e assimetrias entre membros, pode ajudar e muito na melhora da postura. Essa melhora só acontece com uma avaliação precisa para identificar as disfunções e com um bom acompanhamento profissional.

Mas tudo isso sempre lembrando de buscar orientação com um profissional qualificado, independente do seu objetivo, tenha em mente que, os resultados iram acontecer, desde que você tenha rotina nos seus treinos, nada acontece da noite para dia, uma construção solida e imponente inicia com um tijolo, mas leva tempo para ser concluída”.

 

André Molina | CREF 010593-G/PR | instagram.com/molina_personal | facebook.com/andre.molina.33

(Visitada 27 vezes, 1 visitas hoje)