Você Já Pedalou Hoje ?

A contribuição do Educador Físico André Molina é sobre o ciclismo. Muito conhecido como meio de transporte, o ciclismo vem sendo cada vez mais praticado por pessoas de várias idades. Eu confesso, andar de bicicleta me traz as melhores recordações, falo isso com saudosismo da minha infância, atualmente a bicicleta esta sofisticada e, é um esporte respeitado.

Vamos ler ?

“Que o ciclismo já caiu no gosto do brasileiro isso todo muito já sabe. Não é de hoje que a bicicleta é utilizada como meio de transporte, lazer e esporte. Mas nos últimos anos a pratica pelo ciclismo na forma de lazer e esporte vem ganhando cada vez mais adeptos, e não é somente um modismo que vem e passa. Percebo muito bem isso em nossa cidade, o número grande de pessoas e grupos que utilizam da magrela (modo carinhoso que alguns a chamam) para manutenção e melhoria nos hábitos saudáveis, que todos devemos ter.

Fora os inúmeros benefícios físicos que a pratica regular do exercício de pedalar proporciona, tem também a questão social, conhecer novas pessoas, novos lugares e principalmente novos desafios, pois muitos fazem a opção de pedalar em terrenos acidentados, saindo do asfalto que vezes se torna até perigoso, por ter que dividir espaço com outros veículos. Outro dia, vi um grupo que se chama Pedalterapia, achei o máximo, isso tem tudo a ver com o que a pratica esportiva pode gerar nas pessoas, pois com nossa rotina diária de trabalho é normal ter dias mais estressantes, e quando você faz a opção de praticar algo que faça bem para o seu corpo e mente, é um ótimo escape para fugir da correria do dia a dia.

E assim como em todo esporte que se pratica, as pessoas querem ter os melhores materiais para utilizar, mas ai eu dou aquele alerta, antes de adquirir sua bike e equipamentos de segurança, converse com os amigos que já pedalam a algum tempo, não saia comprando a primeira bicicleta que olhar, conheça um pouco mais e tenha bem claro em mente para o que você vai usar, pois existe inúmeros modelos e configurações que pode ser utilizados, sem falar nos preços, onde o céu é o limite. E caso você já tenha uma, mas faz tempo que não utiliza, antes de voltar a pedalar, faça uma manutenção correta, procure um profissional da área, segurança em primeiro lugar.

E se você já está em um nível mais avançado e quer começar a participar de competições, não se esqueça da preparação do seu corpo para isso, procure um Profissional de Educação Física para direcionar de forma correta como fortalecer seu corpo para os novos desafios.

André Molina | CREF 010593-G/PR |instagram.com/molina_personal | facebook.com/andre.molina.33

(Visitada 61 vezes, 1 visitas hoje)