Sou Hipertenso, Posso Fazer Musculação?

No Brasil, estima-se que 30% da população sofre com hipertensão, o problema que evolui quase sempre de forma lenta e sem sintomas. O Educador Físico André Molina, esclarece como as atividades corporais podem ajudar a prevenir e controlar a hipertensão, existem cuidados a serem tomados, assunto para os especialistas.

“Não só pode, como deve. Já de cara respondo essa pergunta, mas como muitas coisas na vida, tem algumas ressalvas. A pessoa hipertensa, assim como diabéticos, cardiopatas e outras doenças crônicas, é aconselhável a pratica de um exercício físico rotineiro, mas específico para sua condição física, daí mais uma vez o acompanhamento de um profissional de Educação Física para esclarecer quais exercícios e intensidades para se realizar tal atividade.

A hipertensão é uma doença crônica, onde a pressão sanguínea nas artérias é constantemente elevada, não apresenta sintomas, é silenciosa, fator esse que eleva seu grau de risco, muitas vezes a pessoa fica um longo período sem saber que a tem, podendo isso ser fatal.Em primeiro lugar, com acompanhamento médico e medicamentos é possível controlar os níveis da pressão, aliando a isso a pratica regular de exercícios físicos, melhora ainda mais este controle. Muitos acham que somente exercícios aeróbicos é aconselhável fazer, mas a musculação mais uma vez prova que é uma pratica ótima, também para esse público.

Quando falamos de musculação para hipertensos não estamos falando em exercícios voltado para um grande ganho de volume muscular, mas sim como uma pratica mais moderada, com cargas mais baixas, controle nos intervalos e menor intensidade nos exercícios, respeitando muito o seu estado físico atual. Daí a necessidade de buscar um profissional habilitado para trabalhar com esse público específico, pois é preciso um acompanhamento próximo, monitorando diariamente sua pressão arterial, e infelizmente nem todas as academias estão aptas a trabalhar com isso, antes de se matricular, procure conhecer melhor quem irá lhe atender, faça avaliações físicas seguidas e aferições diárias de sua pressão, principalmente antes de iniciar qualquer exercício físico.

A pratica regular e bem elaborada de exercícios físicos só tem a contribuir para a melhora e manutenção da saúde. Lembre-se, fomos feitos para nos movimentar!”

 

André Molina |CREF 010593-G/PR |facebook.com/andre.molina.33 |instagram.com/molina6012

 

(Visitada 69 vezes, 1 visitas hoje)