Resistência Física em Tempos Díficeis

Por André Molina | Educador Físico

“Estamos vivendo um momento inédito em nossas vidas, onde nunca se foi tanto debatido o assunto saúde, e onde entre o profissional de educação física nesse momento? O Professor de Educação Física é um profissional da saúde assim como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e tantas outras profissões. Somos promotores da saúde e também trabalhamos com a prevenção, pois não estar doente não significa que você está saudável, muitas pessoas confundem saúde com falta de doenças e isso é um erro grave, um exemplo é o sedentarismo, que não é uma doença, mas pode levar a pessoa a desenvolver uma.

E nesse momento de pandemia mundial do Covid-19, muito foi questionado a importância do ser humano estar em dia com sua saúde, que envolve alguns pontos básicos como, estar ativo com a pratica regular de exercícios físicos, alimentação equilibrada, cuidados com a higiene e saúde mental. São pontos cruciais, pois mesmo as pessoas que conseguem levar tudo isso rigorosamente, assim mesmo não estão livres dessa doença, mas as chances de passar por ela de uma forma mais branda se eleva.

Citei aqui a importância da prática regular de exercícios físico, isso não é novidade para ninguém. Nosso corpo tem necessidade de movimento, por mais que muitos não gostem de fazê-lo, é um bem ótimo para manter nosso organismo funcionando da melhor maneira possível. Outro ponto que está atormentando muitas pessoas é o isolamento social, trabalhar nossa mente para aguentar os dias de confinamento não é fácil, e ai entra mais uma vez o exercício físico como uma ferramenta de controle de ansiedade, pois sabemos que ao praticar algum exercício nosso corpo libera hormônios que irão proporcionar o relaxamento, melhorar o humor trazendo sensação de bem estar, como endorfina e serotonina.

Mas, a prática de exercícios físicos longe do acompanhamento de um profissional exige cuidados redobrados. O que mais se vê na internet são pessoas não habilitadas mostrando como realizar treinos em casa, salvo algumas exceções, o restante chega dar medo das ideias de exercícios que passam. Primeiro que temos nossas individualidades físicas, nem sempre o que é bom para um, será bom para outro; sem falar de tantos fatores que diferenciam uma pessoa de outra, execução do movimento, intensidade e assim vai. Se realmente você quer se movimentar e já o fazia, converse com o seu professor, esse sim, já conhece seu perfil e poderá lhe orientar de uma maneira correta. Os atendimentos podem até ser on-line, mas tem que ser ao vivo, para assim poder tirar dúvidas e fazer correções, faça sempre aquilo que você já conhece, não é hora de querer aprender novos movimentos.

Agora, tente se manter ativo, o seu corpo irá agradecer e continuará mantendo sua resistência física que é tão importante em qualquer momento de nossas vidas!

André Molina | CREF 010593-G/PR | Instagram.com/molina_personal |                                                        facebook.com/andre.molina.33

 

(Visitada 32 vezes, 1 visitas hoje)