Inverno, o Melhor Período para Treinar!

Quem nunca desistiu de um treino quando viu que o dia estava frio? Provavelmente todos nós! Apesar de ser teoricamente mais difícil colocar o corpo em movimento durante o inverno – por diversos fatores como preguiça, zero vontade de malhar falta de ânimo – existem ótimos motivos para você praticar atividade física.

O Educador FísicoAndré Molina listou oito dicas bem bacanas para nós persistirmos na atividade física, mesmo com o frio. Por que minha gente, depois do inverno a vida continua…rsrs

“Nesse período de frio as pessoas costumam fugir dos treinos, trocar por atividades que não necessite sair de casa ou que possa ser em um ambiente quente e aconchegante. E,  ai o que parece algo tão inofensivo, deixar de treinar por uns dias, pode gerar um arrependimento enorme lá na frente.

E normal que o ser humano faça opções que exijam menos desgaste físico e emocional, isso é quase que involuntário na maioria das pessoas. Só que muitas vezes tomamos essa decisão, de dar um tempo nos exercícios físicos com o coração e não com a razão, porque se pararmos para pensar um pouco, depois que passa esse período de frio, temos que correr muito atrás do prejuízo.

Tudo é uma questão de PRIORIDADE, se estar em forma, não é sua prioridade, ok, não tem problema, somente você tem que assumir isso e não ficar dando desculpas. Agora se sua prioridade é manter seus treinos em dia, ótimo! Você fez uma bela escolha, porque enquanto muitos estão parando os treinos, você terá a oportunidade de melhorar ainda mais o seu e, é nesse ponto que eu quero chegar.

Quando você faz a opção de continuar o seu treinamento ou até mesmo iniciar um treinamento no período do frio, saiba que há benefícios, vou enumerar aqui:

1º – Aumento da queima calórica | Ok, realmente isso acontece, então é mais fácil emagrecer nesse período? Ai depende, assim como nosso corpo trabalha mais para compensar o frio, ele também necessita de mais energia, consecutivamente mais comida, então muito cuidado com o que você vai comer.

2º – Fortalece o sistema imunológico | A exposição repetida e frequente ao frio, além de habituar o corpo às baixas temperaturas, também ajuda a aumentar a atividade do sistema imune, podendo reduzir o risco de ter doenças comuns, como gripe ou resfriado.

3º – Previne doenças cardíacas | Ao treinar no frio, o coração precisa bombear o sangue mais rapidamente para conseguir aquecer todo o corpo, dessa forma existe um aumento na circulação sanguínea que ajuda a reduzir a pressão arterial, limpar as artérias, evitando doenças cardiovasculares como hipertensão, AVC e até infarto.

4º – Melhora o funcionamento do pulmão | Respirar durante os treinos no frio pode ser um pouco mais difícil devido à diferença de temperatura. Esta alteração ajuda o corpo e o pulmão a treinar para utilizar o oxigênio de forma mais eficiente, melhorando a performance durante os exercícios e a energia durante o dia-a-dia.

5º – Economia | Muitas academias por sentir uma diminuição no número de alunos, promove descontos para esse período, o que é ótimo, ficar fitness e não gastar muito para isso.

6º – Melhora no Treino | Com menos pessoas praticando exercícios sobra mais opções de treinos à realizar, as academias não ficam lotadas, assim não precisa ficar esperando o próximo aparelho para revezar ou se for ao parque correr, tem menos fluxo de gente na pista. Até mesmo o Professor pode elaborar e acompanhar com mais atenção seu treino.

7º – Projeto Verão | Sabe aquele famoso “Projeto Verão”? Então, se você continuar seu treinos regularmente, não tem porque se preocupar com projeto verão, nem inverno, nem primavera, nem nada. Pois você estará o ano todo em forma e em dia com sua saúde.

8º – Auto estima | Quando você faz a opção de seguir em frente os treinos mesmo sabendo que será um pouco mais difícil do que antes, você demonstra ser uma pessoa vencedora, fazendo assim aumentar sua autoestima, frente as dificuldades.

Enumerei apenas alguns dos principais benefícios para você manter seu treinamento regular o ano todo. Tenha foco nos seus objetivos, nada é fácil, mas tenho certeza que é compensador e com a ajuda de um profissional tudo fica melhor.

Então deixa a preguiça de lado e bora treinar!”

André Molina | CREF 010593-G/PR | facebook.com/andre.molina.33 |instagram.com/molina_personal

(Visitada 54 vezes, 1 visitas hoje)