Exercícios Físicos ao Ar Livre | Parte II

Por André Luiz Molina | Educador Físico

Na matéria passada falamos sobre os parques ambientais da nossa cidade, e a estrutura que eles nos proporcionam para a prática do exercício físico. Dando continuidade ao tema, hoje quero falar um pouco dos arredores do nosso município. Como sabemos há um grande número de pessoas que gosta da prática de exercícios em contato com a natureza, entre eles: bikes, rapel, caminhada, corrida, jipeiros, motocross, cada um com sua tribo e todos pelo mesmo objetivo, sair da rotina.

Talvez uma das modalidades que mais tenho visto em nossa cidade é o pessoal do pedal, há  vários grupos; tem para todos os gostos e preparo físico, já que é uma modalidade que exige um bom condicionamento físico, tem quem goste mais do ciclo turismo, onde se prioriza mais o passeio e curtir o momento. Já tem o pessoal que busca desempenho, onde a adrenalina é mais alta. Há várias rotas que podem ser usadas, tudo vai depender do quanto você aguenta pedalar, para os iniciantes recomendo a volta mais tranquila e curta, saindo em sentido a empresa Latco no bairro Marrecas e contornando pela UTFPR, tendo como referência a saída do lago alvorada, você irá percorrer pouco mais de 15km. Mas há rotas bem mais desafiadoras, que podem ter início no mesmo local, com trajetos mais longos, como Recanto do Dário, Rota dos Pinos, a Fazendinha e outras tantas, tudo vai depender do quanto você quer se desafiar.Para os pedaleiros de plantão esse é um momento de se desconectar do seu dia a dia e mergulhar em um desafio muito mais pessoal do que coletivo, e a parte legal disso tudo é que com o auxílio da tecnologia isso pode ser compartilhado com vários grupos, pelos aplicativos que marcam tempo, distancia, altimetria, gerando assim um ranking individual.

A galera que adora uma poeira, é o pessoal do motocross, antigamente utilizavam a pista do Frigobel próximo ao bairro Padre Ulrico, mas depois com o aumento de moradias próximo ao local ficou inviável. Atualmente os locais mais usados para andar tanto de moto, quanto de Jipe é próximo ao Assentamento Missões, Linha Formiga, Altanera,  por lá é possível fazer uma boa quilometragem. Se você pensa que só porque eles estão com veículos motorizados o esforço é menor, se engana muito, dá para gastar muita caloria também.O certo é que nossa cidade tem inúmeros lugares, recantos, cachoeiras, espaços com muita abundância de natureza, onde se pode desconectar do dia a dia corrido, relaxando a mente e oxigenando bem o corpo. Se você não conhece esses lugares vale a pena acessar o site da prefeitura de Francisco Beltrão, na área de Turismo Rural, lá há algumas dessas opções para a visitação. Mas, o melhor mesmo é sair com um grupo de amigos desbravando o interior da nossa linda cidade. Para quem tem filhos é uma ótima opção nas férias escolares, para sair da frente do computador, TV e celular, tenho certeza que será uma experiência nova e prazerosa.

Lembre-se, sempre há uma forma de você se movimentar e contribuir para melhora da sua saúde, basta querer, opções não faltam, e mesmo sendo final de ano, não deixe a sua rotina de cuidados com o corpo ser esquecida, pois fomos feitos para se movimentar. Então bora lá!

 

 

André Molina | CREF 010593-G/PR | Instagram.com/molina_personal  |                                                          facebook.com/andre.molina.33

 

 

 

 

Fotografia |Leila Lindiana | Imagens da zona rural de Francisco Beltrão.

(Visitada 46 vezes, 1 visitas hoje)