Não Perca o Foco

O Educador Físico, André Molina chama a atenção para a saúde. Cuidar do nosso corpo nesse período é importante, sabemos que muitas outras doenças silenciosamente estão por aí e muitas pessoas deixaram de se cuidar. Leia o texto, os dados são muito interessantes.

“Nos últimos meses só se fala em COVID-19 e seus impactos, tanto na saúde quanto na economia. Sim, sabemos que são duas ondas fortíssimas, mas também temos outros problemas para nos preocuparmos. É pensando nisso que não devemos perder o foco na vida como um todo e não somente se iremos sobreviver pós pandemia.

Temos que pensar que muitas outras doenças continuam matando ou deixando pessoas debilitadas, no Brasil e no mundo. No Brasil, em 2019 tivemos mais de 289 mil mortes por doenças cardiovasculares, dados do Ministério da Saúde. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde fala sobre a obesidade, com dois dados interessantes; o primeiro – estamos praticando mais exercícios físicos e melhorando nossa alimentação, e o segundo – aumentou o número de pessoas obesas (no final cito o site com a pesquisa completa, para vocês conferirem melhor).

E por que o excesso de peso é um assunto que temos que debater seguidamente, porque com ele inúmeras doenças pode vir a ser acometidas, tais como, câncer, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças cerebrovasculares, apneia do sono, osteoartrite, diabete Melittus tipo 2, etc. Sim existem outras tantas que também podem ser desenvolvidas ou agravadas pelo excesso de peso.

Agora, o que em comum tem todas essas doenças? Estilo de vida desregrado! Ai você pode pensar, mas já vi pessoas super saudáveis que desenvolveram algum problema de saúde desses, pode sim, mas com toda certeza é uma minoria, e temos que nos ater ao que os números nos dizem, que pessoas com sedentarismo, desequilíbrio alimentar e sobre peso, tem uma elevada chance de desenvolver determinadas doenças. E é neste ponto de devemos trabalhar, focando em levar nossas vidas mais equilibradas, você não precisa ser um atleta ou mestre da culinária para viver melhor, só também não pode querer meter o pé na jaca seguidamente e achar que fazer um detox e um treinão duas vezes por semana que vai resolver.

Uma vida equilibrada se constrói dia a dia, assim como ninguém fica magro da noite para o dia, nem musculoso em um mês, santa magia fosse possível fazer isso, não teríamos inúmeros problemas se fosse tão fácil assim.

Esse período de distanciamento social, está sendo um prato cheio para aquele tipo de pessoa que adora achar uma desculpa, para não melhorar seu estilo de vida. Focar em você e em sua saúde não é algo opcional e sim necessário, ainda mais importante nos dias de hoje, nosso bem maior é a saúde, mas muitas vezes só damos conta disso, quando a perdemos.

Voltando no assunto corona vírus, sabemos que as pessoas com maior risco ao contrair a doença são aquelas que tem alguma fragilidade física, então, será que já não está passando da hora de você priorizar algumas coisas em sua vida.

Se você se identifica ou alguém próximo de você se encaixa com o que estamos discutindo aqui, chegou a hora de buscar ajuda e começar com mudanças diárias, que podem ser simples no começo e evoluir com o passar dos dias, somente o que não pode é achar que isso nunca vai acontecer contigo. Tabus tem que ser quebrados e hoje mais do que nunca, sentimos na pele como é ruim, ficarmos limitados e perdermos nossa liberdade.

Cuide se, nossa vida é o maior bem que podemos ter!”

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2019-07/obesidade-aumentou-no-pais-entre-2006-e-2018-diz-pesquisa

 

André Molina | CREF 010593-G/PR | instagram.com/molina_personal |                                                           facebook.com/andre.molina.33

 

(Visitada 47 vezes, 1 visitas hoje)