Como surgem as Tendências

Tendência 2020 | Tons Claros, Plantas, Madeira

Falamos e ouvimos muito a expressão “isso é tendência”, parei para pensar sobre o tema, veio o desejo de entender como surgem as tendências. Fui ler e pesquisar sobre as origens, causas, evolução de vários movimentos – motivo do surgimento das tendências.

A famosa frase do químico francês Antoine Lavoisier: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, ganhou novas interpretações, principalmente nestes tempos de maior acesso a informação. Assim, a cultura se desenvolve constantemente, através de um ciclo constante de inovação e cópia.

O documentário “Everything is a Remix” (traduzindo, Tudo é um remix), do escritor e diretor Kirby Ferguson, afirma que “a seleção e combinação de referências são a origem das grandes inovações e que mesmo os gênios às vezes se apropriam de ideias às quais sua genialidade confere uma nova dimensão”.

Eu sempre penso no processo criativo de quem criou algo inovador, que posteriormente caiu no gosto de um grupo, que foi se espalhando por outros grupos, até virar uma “tendência”. Uma pausa, não é simples assim!?

Primeiramente, mesmo as pessoas criativas não estão imunes à influência dos contextos econômico, social, político e tecnológico, que constroem novas formas de comportamento. Hoje, previsões para o mercado, indústrias e sociedade são feitas com base em análises científicas; muitos buscam por empresas de pesquisa para garantir que seus produtos reflitam as tendências previstas e, assim, assegurarem boas vendas e bons lucros.

Voltando ao assunto, o significado literal da palavra tendência é “aquilo que leva alguém a seguir um determinado caminho ou a agir de certa forma.”, ou seja, é apontar para uma direção, um norte; criar com base nela deixa o processo mais dinâmico. O bacana de tudo isso atualmente é que vivemos em um mundo diverso, então cada um pode se apropriar e absorver as tendências da maneira que se sentir melhor. Tudo muito democrático, né?

As empresas que trabalham para captar tendências sabem na metade do ano anterior, no caso 2019, o que é tendência, repassando para as marcas e serviços se prepararem para as demandas.

Vamos falar e ilustrar com belas imagens o que é tendência em 2020.

Na Moda | Classic Blue a cor eleita pela Pantone, faz um convite ao acolhimento em meio à rotina agitada dos tempos modernos.Manga bufante e Decote quadrado | As duas tendências juntas, são femininas. Podem ser usadas em blusas e vestidos. Tecidos Naturais | Os tecidos naturais com fibras aparentes, como o linho, a seda e o algodão são hit. O melhor de tudo é que são confortáveis, flexíveis, resistentes e super práticos.No Paisagismo| as tendências refletem problemas e limitações que afetam o mundo em que vivemos, e constituem maneiras de tentar reverter esse estado. Assim, o aumento de áreas verdes urbanas, para se escapar da agitação da cidade; ambientes mais verdes nas empresas e jardim como uma extensão da sala de estar estão em alta. O “verde” como forma de promover a qualidade de vida, num mundo em que a urbanização é crescente. Na Decoração | Cores Neutras: sai de cena o cinza, entram as cores suaves e neutras, dessa vez é o bege que ganha atenção. Particularmente adoro, traz sensação de calmaria e reflete melhor a luz natural. Cores que remetem a natureza serão mais que bem-vindas, como tons terrosos, verdes e azuis suaves, e o cru.Uso de materiais naturais, como: madeira natural, de fontes certificadas; vasos de material orgânico.Sustentabilidade presente com o uso de produtos e materiais renováveis, reciclados, reusados: pisos, móveis feitos de plástico reciclado, etc. Imagens Não Autorais | Reprodução Pinterest.

(Visitada 44 vezes, 1 visitas hoje)