Geleias | Quintal Pepper

Lembro com carinho da minha infância, quando minha mãe e tias se reuniam no período em que as frutas estavam maduras e iniciavam os preparos das geleias, eram de vários tipos: uva, maçã, pera e figo. Atualmente a fabricação dos doces diminuiu um pouco, mas não completamente. Os apetrechos, tachos, pás, colheres, peneiras estão todos guardados com muito carinho, muitos vindos da minha avó, quem transmitiu a receita das geleias.

O aspecto da geleia é semitransparente e uma consistência gelatinosa, devida à pectina das frutas. As geleias são obtidas através do cozimento dos frutos, ou parte deles, com um tipo de líquido (água, sumo/suco de frutos ou vinho) e açúcar.

As geleias da Quintal Pepper me remetem a esse tempo bom da infância. As geleias preparadas pela Regina e Rojane são um espetáculo. Saborosas, possuem somente 40% de açúcar e a preocupação com a seleção das melhores frutas.

As geleias da Quintal Pepper são produzidas de forma artesanal, caseira – preservando os nutrientes das frutas e oferecidas no produto final, tem delicados pedacinhos das frutas, tudo muito gostoso de saborear. Claro que o seu consumo é delicioso com pão quentinho, torradas acompanhadas de nata mas, vou dar algumas sugestões “diferentes” para saborear esses produtos maravilhosos.

Aqui em casa somos fã, especialmente da Geleia de Abacaxi com Pimenta Rosa e Gengibre, acompanhamento perfeito com carne suína: lombinho, costelinha, medalhão.

Vikuna é figo em Finlandês, o nome do doce com pimenta é uma homenagem ao pai e avô das proprietárias. O sabor é doce, com o ardido da pimenta no final. 

A Geleia de Morango é muito saborosa, tem um azedinho no fundo. Ela tem muitos pedaços de morango, tem textura, pra mim, uma combinação perfeita com uma fatia de queijo. Para quem gosta da combinação doce+salgado uma dica: misture 1 parte e meia de geleia de morango com uma parte de queijo gorgonzola picado, mexa bem e sirva com torradas, é uma entrada com sabor inusitado, irá surpreender seus convidados.A Geleia de Kinkan é ideal com salmão. Como prato principal para quem aprecia a mistura do doce com salgado, a acidez da laranjinha “quebra” a gordura do peixe.

Mostrei apenas alguns tipos, na loja a nossa disposição a variedade é grande.São sabores para todos os paladares e um convite a gula e aos prazeres da mesa.

São as seguintes geleias: Morango puro, Morango com pimenta do reino verde, Morango com pimenta, Abacaxi com pimenta, Abacaxi com pimenta rosa e gengibre, Pitanga com pimenta, Figo com pimenta, Bergamota com pimenta, Doce de Mamão verde com pimenta, Geleia de Kinkan com pimenta e sem pimenta, Geleia de Uva branca com pimenta rosa, Chutney de abacaxi com gengibre e Chutney de abacaxi com pimenta bhut jolokia.

Um pouco da história | Muitas geleias trazem no rótulo a denominação marmelada – termo criado no século 17, no reinado de Carlos II, na Inglaterra. Conta à história que sua esposa, a rainha portuguesa Catarina Henriqueta de Bragança, por sentir-se solitária, costumava convidar as amigas para tomar chá à tarde, hábito que teria originado o famoso chá das cinco. Nessas ocasiões, ela servia um tipo de geleia de marmelo. Hoje, as marmeladas são feitas de frutas cítricas com a casca.

A palavra ‘geleia’ tem sua origem do francês ‘gelée’, que significa solidificar ou gelificar. Reis e rainhas serviam geleias em louças de prata e as ofereciam a seus convidados.

A origem das conservas de frutas – as compotas, geleias e frutas cristalizadas – é creditada aos árabes, mais exatamente aos mesopotâmicos, que a utilizavam, sobretudo, para fins medicinais. Fonte: http://bomsabor.com.br/

Quintal Pepper | Shopping Aquarius | Loja 45| Francisco Beltrão/Pr | 46 9 9928 4257. Horário de Atendimento | Segunda à Sexta-feira: 10h as 18h30 | Sábado: 10h as 13h30 | Aberta no horário de almoço.

(Visitada 294 vezes, 1 visitas hoje)