Alho Negro | Quintal Pepper

Ele é o tempero da vez! O alho negro esta conquistando quem gosta de comer e comer bem, ama um sabor diferenciado em seus pratos, aprecia sentar-se a mesa e, sem pressa alguma degustar a vida em demoradas garfadas.

Eu sou cozinheira por curiosidade e muita intuição, então desde sempre aprendi com minha mãe que alguns ingredientes tem importância significativa no que se refere ao sabor. O alho e a cebola são aromáticos na cozinha, fornecem sabor único e diferenciado e, são base dos pratos típicos da cozinha brasileira.

O alho, além da culinária, para os povos antigos era muito mais que um ingrediente, usado como moeda de troca, pagamento de impostos, na conservação de carnes, em funções medicinais, e também que o alho afastava o mal olhado.

alho negro, é uma variação do alho “in natura”, é basicamente um alho comum fermentado, que durante o processo de envelhecimento desenvolve sabores e aromas complexos e únicos.

A sua origem é incerta, a técnica de fermentação do alho é oriental e muito cultivada no Japão e na Coreia. A produção inicia-se colocando o alho inteiro e com casca em uma estufa com temperatura e umidade controladas por um tempo que varia de 3 a 5 semanas. O resultado dessa fermentação é um alho completamente diferente do original, adocicado, lembrando sabores como o do aceto balsâmico, melaço, ameixa preta e tâmara.  Ele ainda possui fortes notas de *Umami (fui pesquisar o significado…), o quinto sabor.

Após o tempo proposto de fermentação o alho perde volume, sua casca fica com coloração dourada, seus dentes com cor preta, e isso se explica pela ligação entre açúcares e aminoácidos, responsável direto pela cor preta do alho negro. É importante ressaltar que o processo de transformação do alho é natural e não é preciso adicionar nenhum elemento.

Uma das características do alho negro é sua versatilidade, pode ser usado em saladas, acompanhando carnes ou massas, em manteiga composta (ghee), molhos, vinagretes, mostarda, azeite, pimenta, geleia e etc.Feitos com paixão e de forma artesanal, vários produtos com alho negro estão a nossa disposição na loja Quintal Pepper, da marca Alho Negro do Sítio – @alhonegrodositio. Eu experimentei a Mostarda e simplesmente, amei! Ela vai muito bem com cachorro quente e com o tradicional churrasco do domingo. São esses alguns produtos da marca, à venda na loja da Regina e Rojane:

O Molho de alho negro tem sabor levemente agridoce, ideal para acompanhar saladas, peixe, frango e  costela.

A Mostarda tradicional Dijon, tem sabor e coloração marcante das suas sementes. A textura clássica e picância acrescido ao alho negro, traduz uma agradável explosão de sabores.

A Pimenta com alho negro, tem sabor adocicado e é ideal para os amantes da pimenta como acompanhamento.

A Geleia possui pedaços de alho negro, ideal para pincelar costelinha de carne suína, no queijo brie e coalho devido ao seu sabor adocicado. Permita-se saborear e experimentar novas sensações, através das opções oferecidas na loja. Com criatividade você tem possibilidade de criar experiências gastronômicas únicas e acrescentar muitos sabores à vida e as pessoas que você ama!

*Umami é um dos cinco gostos básicos do paladar humano, como o doce, azedo, amargo e salgado, e é uma palavra de origem japonesa, que significa “gosto saboroso e agradável”. Essa escrita, em particular, foi escolhida a partir da palavra umai “delicioso” e mi “gosto”. Fonte: Wikipédia.

Quintal Pepper | Shopping Aquarius | Loja 45| Francisco Beltrão/Pr | 46 9 9928 4257. Horário de Atendimento | Segunda à Sexta-feira: 10h as 18h30 | Sábado: 10h as 13h30 | Aberto no horário de almoço.

(Visitada 269 vezes, 1 visitas hoje)