Sagu de Vinho Tinto com Creme

Eu cresci observando minha mãe preparar Sagu, o aroma do vinho quente com canela invadindo a casa, tem sabor da minha infância, é um doce que traz as melhores memórias afetivas. Memórias muito presente: da casa dos meus pais, dos almoços de domingo e das minhas tias (todas amam <3).

O Sagu é a sobremesa preferida da minha mãe, não é por nada que o meu sobrinho Joaquim também tem essa preferência. Quando reunimos família aos domingos, o Jackson já solicita: Tem que ter o Sagu da Dona Ana! E lá vai a mãe preparar a sua generosa receita do doce.

Aqui no Sul temos alguns pratos que representam fortemente a nossa culinária e as nossas tradições. Um desses pratos é o sagu de vinho tinto com o “creminho”  de leite, sobremesa que é o símbolo da imigração italiana. E também, cá entre nós, é uma sobremesa relativamente barata, que rende bastante e muito fácil de fazer, por isso está em todas as casas.

Existem muitas de receitas do sagu, são muitas variações, mas um sagu gostoso, na minha opinião, deve ser feito com vinho tinto e não pode ser muito doce e se for servido morno, ahhh melhor ainda!

Vamos a receita da nossa família, minha irmã Queila conseguiu o ponto certo entre a quantidade de “bolinhas” / vinho / açúcar. A “medida” que eu menciono, é um copo mas, você pode usar uma caneca. O ideal é seguir o mesmo padrão de recipiente para todos os ingredientes.

Sagu de Vinho Tinto

4 medidas de vinho tinto seco. Você não precisa utilizar um vinho caro, mas também não o mais barato dos vinhos.
3 medidas de água fria.
1 medida de sagu.
Açúcar, coloque conforme sua preferência. A quantidade de açúcar pode variar de acordo com o tipo de vinho, experimente e ajuste de acordo com o seu paladar. 1 rama de canela e 3 cravos.

Modo de fazer | Leve ao fogo uma panela com o vinho, o açúcar, o cravo e canela. Assim que começar a ferver, acrescente o sagu e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela destampada, mexendo com frequência até que as bolinhas comecem a ficar transparentes. Nós observamos quando a borda esta transparente e o meio branco. Experimente para ter certeza que o sagu está cozido. Desligue o fogo, deixe esfriar, coloque em uma travessa e leve para a geladeira ou sirva em temperatura ambiente, no caso do inverno.

Creme de Leite

½ litro de leite
1/2 xícara de açúcar
2 colheres (sopa) de amido de milho
2 colheres (chá) de extrato de baunilha (opcional – não deixe de fazer se faltar esse ingrediente).

Modo de Preparo | Leve ao fogo uma panela com o leite e o açúcar, bem dissolvido. Reserve uma xícara de leite e dissolva o amido de milho e a baunilha. Assim que levantar fervura, mexa bem e adicione a mistura, use um fouet (batedor de arame) para não empelotar. Depois que o creme voltar a ferver, cozinhe por mais dois minutos e em seguida transfira para um recipiente de vidro para encerrar o cozimento. Deixe esfriar, coloque na geladeira e sirva com o sagu.

E aí, vamos preparar essa deliciosa sobremesa?

(Visitada 339 vezes, 1 visitas hoje)