6 Dicas para Iniciar os Treinos

Texto | André Luiz Molina | Educador Físico

“Vamos dar o ponta pé inicial na época de promessas não cumpridas, é isso mesmo, na virada do ano era só gente prometendo mudanças e usando roupas com cores para atrair boas energias. Mas sinto em lhes informar, se você não começar por conta a realizar suas promessas o universo sozinho não irá conspirar a seu favor.

Para muitas pessoas a mudança de ano é como uma chave seletora, onde é possível reprogramar várias coisas da vida, teoricamente isso é muito bonito, mas na pratica a história é outra. Sabemos que para acontecer mudanças significativas temos que buscar forças em nós, somente eu posso mudar meu jeito de pensar e agir, e daí você percebe o quanto isso não é fácil, mas é possível.

Vou me ater a falar sobre exercícios físicos. Primeiramente, a mais eficaz técnica a ser usada é a rotina, pois ela nos levará a um hábito e ai sim, a sua vida irá mudar drasticamente.

– Ah professor, mas eu não consigo ter rotina! Mentira, você não consegue é ter disciplina, porque não quer pagar o preço, acha que fazendo uma semana ou um mês de alguma coisa é muito tempo. Ai o que acontece, você desiste. Entenda, enquanto você estiver se boicotando, nada irá mudar, a procrastinação está se instalando nas pessoas como se fosse algo normal, ficar horas em redes sociais, assistir filmes, ler matérias inúteis isso é possível! Mas tirar 30 minutos todos os dias para cuidar da saúde parece ser a coisa mais difícil do mundo.

Vamos lá então, a primeira coisa a fazer é começar, não importa se você vai iniciar com uma caminhada na quadra da sua casa ou vai contratar o melhor personal trainer da cidade, o que vai fazer a diferença é pôr em pratica, lá vai algumas dicas.

1ª- Bloqueie um horário na sua agenda: De preferência sempre no mesmo horário, se for preciso – acorde 1 hora antes do normal. Evite ao máximo escolher horários que possam surgir outros compromissos, isso pode te boicotar.

2ª- Busque uma atividade que você tenha interesse: Muitas pessoas não treinam por não gostar de alguns exercícios e acabam generalizando isso para tudo. Existe inúmeros exercícios físicos que podem ser realizados, nos mais intensos aos mais calmos, basta pesquisar.

3ª- Seja responsável contigo: Crie uma agenda para registrar os seus dias de treinos, assim você instala em seu cérebro mais responsabilidade e visualiza sua evolução.

4ª- Crie metas palpáveis: Não saia como um louco achando que em dois meses ira emagrecer 20 quilos. Tenha um alvo a ser atingido, mas coloque pequenas etapas até chegar nesse alvo e cada etapa pequena que atingir, servira de impulso para a próxima.

5ª- Fuja de comparações e balanças: Uma coisa que irá de derrubar e ficar comparando a evolução de outras pessoas com a sua, evite ficar se pesando em todas as balanças que vê por ai. O peso final é só um número, se quer ter mais noção use uma fita métrica ou use de referência aquela calça jeans que não entreva mais.

6ª- Motivação: Você irá sentir com o passar do tempo que sua motivação vai diminuir, isso é normal, por isso é importante mapear sua evolução. Conforme você melhora nos treinos, coloque mais desafios, sempre terá formas diferentes para ir além.

Não existe hora, dia, mês, ano ideal para começar a se cuidar, se quer ter resultados diferentes, comece a agir diferente, talvez não irá acertar na primeira vez, mas continue tentando!

Na vida ganhamos ou aprendemos, mas uma certeza te digo, só perde quem não aprende!

Pense nisso”.

 

André Molina | CREF 010593-G/PR | www.mundosaude.club | instagram.com/mundosaude.club

(Visitada 1 vezes, 1 visitas hoje)