Treinamento Físico Funcional

Por André Luiz Molina | Educador Físico

Muito provável que você já ouviu falar em treinamento funcional, e até saiba realmente o que é esse tipo de treinamento. Infelizmente ainda desconhecido por muitas pessoas ou mal entendidas por outras, que acham que o treinamento é somente baseado em circuitos de alta intensidade com muita variação, até mesmo confundindo o treinamento HIIT, mas que podem ser usados movimentos parecidos nos dois.

A premissa do treinamento funcional é trabalhar o movimento, ao contrário da musculação tradicional onde é dividido o trabalho em músculos isolados e utilizando máquinas para isso. No funcional partimos de padrões de movimentos como puxar, empurrar, estabilizar, levantar, agachar, arremessar, correr ou saltar para fazer do corpo uma ferramenta que produza movimentos mais eficientes, e para isso a necessidade de uma boa consciência corporal.

Se engana quem pensa que o treinamento não exija muita força muscular, sendo que a força é uma das principais valências trabalhada nesse tipo de treino. Geralmente iniciamos uma sessão de treinos fazendo um aquecimento articular/muscular e trabalho de mobilidade, preparando o corpo para fazer o trabalho de força, podemos utilizar algumas ferramentas como o kettlebell, barras, trenó, faixas elásticas e tantas outras opções e finalizando o treino com exercícios mais metabólicos, mas sempre priorizando um trabalho de contração muscular e respeitando padrões de movimento. O fortalecimento do core que envolve mais de vinte pares de músculos é ponto fundamental do treinamento, sendo este localizado em toda a região do tronco na linha lombar, fortalecer essa região é importante para a estabilização e correta realização de qualquer movimento que se faça, não somente no treinamento funcional, mas em qualquer atividade física desenvolvida.

O treinamento funcional é indicado para qualquer pessoa, sendo jovem, idosa, sedentária ou atleta, pois o treino é adaptável, e para quem já pratica alguma outra modalidade de esporte, o treino só vem a contribuir para a melhora do desempenho especifico. Esse tipo de treino vem para somar com as demais modalidades que já existem no mercado e não para brigar ou concorrer.

Perguntas frequentes se o treino ajuda a emagrecer, sim, pois gera um grande gasto enérgico, melhora força muscular e articular. Dá para ganhar massa muscular, sim, mas o foco não é hipertrofia, ou seja, grandes volumes musculares.

E como falei no início, algumas pessoas acham que o funcional é somente treino em circuitos, não é, mas pode ser realizado circuitos nos treinos, sim, pode! Até mesmo para dar mais dinamismo, mas sem esquecer a correta realização de padrões de movimentos, outra vantagem desse treino é que não exige a utilização de muitos equipamentos/acessórios e pode ser realizado em vários lugares. Outro aspecto que gosto muito é poder trabalhar descalço, pois é importantíssimo entendermos o movimento desde a sola do pé, pois tudo em nosso corpo se conecta, algumas vezes o desalinhamento do joelho, quadril ou até coluna, pode estar relacionado a uma pisada incorreta e quando trabalhamos com calçado fica mais difícil corrigir e monitorar esse movimento.

Então se você ainda não conhece realmente como é feito um treino funcional, te convido a conhecer. Busque por espaços e profissionais que atuem nessa área especifica, e sinta uma forma diferente de trabalhar o corpo, quanto mais estímulos motores nosso corpo vivenciar, melhor será nossa resposta física no dia a dia e se for o caso de atletas a melhora da performance.

E o mais importante é não ficar parado!

 

André Molina | CREF 010593-G/PR |

facebook.com/andre.molina.33 |

Instagram.com/molina_personal

(Visitada 288 vezes, 1 visitas hoje)