Francisco Beltrão

Rua Ponta Grossa | Charmosa e Descolada

23 de março de 2021

Fotografia | Leila Lindiana

Em meio a tantas ruas em Francisco Beltrão, eu elegi a rua Ponta Grossa como a mais charmosa e descolada da nossa cidade, que encanta por diferentes características.

Ela tem seu início no bairro Presidente Kennedy, é interrompida e após cruzar a Avenida Júlio Assis Cavalheiro, podemos observar toda a sua pujança. Muitas opções no comércio: roupas, calçados, móveis, livraria, prestação de serviços, clinicas, alimentação, lavanderia, material de construção e muito mais.Ao longo da rua há muitas árvores, cantinhos charmosos com flores e bancos para sentar, jogar uma conversa fora ou simplesmente ficar. Sabemos que existem outras ruas e avenidas que também tem seu “talento” comercial e gastronômico, porém a rua Ponta Grossa tem o seu charme particular.

Na Barbearia do Seu Odorico e Valmir (conhecido como “Barberinho”), foi a sede de um dos primeiros bancos do Sudoeste do Paraná (Caixa Economica ou Banco do Brasil). O cofre (do dinheiro) ainda está lá, na barbearia e hoje guarda um patrimônio muito estimado pelos clientes, a cerveja! Curiosidades da Rua Ponta Grossa:)Construção da década de 60, o Edifício Fabris, guarda memórias, ele se estende pela rua Ponta Grossa até a Avenida Júlio Assis Cavalheiro. Por lá já funcionou um hotel, o famoso Bug Lanches onde era servido o melhor X-Salada da cidade e o ponto de encontro da juventude beltronense, na década de 80/90. O Edifício Don Antonio recentemente foi remodelado, porém suas características foram preservadas, sendo um ponto interessante na esquina com a rua Romeu Lauro Werlang.

A Rádio Princesa, desde sua fundação esta localizada na rua Ponta Grossa – noticiando e comunicando o que acontece em nossa cidade e no mundo, tem muitas histórias para contar, que com certeza muitos de nós não sabemos. Grandes profissionais do rádio trabalharam lá. Para saber mais.
A rua concentra em uma quadra bares que fazem a alegria daqueles que amam um happy hour. O Formosa Craft Beer & Pub, reeditou o Carnaval de rua que aconteceu nela por quatro edições, e carinosamente é chamado de Carnaval da Rua Ponta Grossa!

Graças as soluções arquitetônicas as fachadas das lojas são de um primor encantador. Ando muito pela rua e tenho o privilégio de acompanhar reformas, construções e descobrir pequenos tesouros que ela esconde.

O Francisco Beltrão Palace Hotel, localizado estrategicamente em uma esquina, é uma construção imponente, guarda seu charme no receptivo aos hospedes e encanta. Na minha opinião, o local é perfeito, não consigo imaginá-lo em outro lugar. Lá acontecem eventos de Natal, que são uma tradição cultural em nossa cidade. Se em São Paulo temos a famosa rua Oscar Freire, como ponto badalado para quem gosta de comprar aqui, a Rua Ponta Grossa tem essa mesma  vocação confirmada. Lojas interessantes, vitrines atrativas, salas amplas e convidativas. É um lugar especial em qualquer horário do dia. Concorda?Não posso esquecer. Quase ao final da rua, temos a arquibancada do estádio Anilado, patrimônio esportivo do torcedor beltronense. O “azul celeste” é visível de muito longe. Ponto de encontro de amigos, local de disputa de jogos importantes no calendário esportivo e, posso garantir – tardes de domingos inesquecíveis e memoráveis. Se você esta lendo esse texto, já parou para pensar o quão sortudo é em poder morar ou trabalhar na rua Ponta Grossa – ou mesmo perto – de um local encantador da nossa cidade?

Fotografia | Leila Lindiana | @leilalindiana – Meu agradecimento a Leila, sem as fotografias, esse post não seria possível.

Comentar via facebook

Comentário(s)

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM