San Andrés | Colômbia | O Mar de Sete Cores

Por Gabriela Bresolin Boal

A Gabriela viajou para San Andrés, a ilha colombiana no mar das Caraíbas, ao largo da costa da Nicarágua, é conhecida pelas praias paradisíacas, os recifes de coral e a música. Um destino repleto dos vários tons de azul, de uma beleza ímpar e impressionante. Vamos ler o que ela nos conta ?

“Voltei recentemente de San Andrés, ilha no Caribe colombiano, e estou completamente encantada com a beleza do lugar.

A ilha de 26 km2 de extensão é famosa pelo “mar de sete cores”, fenômeno causado pelas diferenças de profundidade e quantidade de algas na água.

Ao contrário de diversos destinos no Caribe, como Cancun e Punta Cana, o local não conta com grande infraestrutura, pecando principalmente na parte da hotelaria e, em algumas áreas, na limpeza das ruas.

Lembre-se: o foco desse destino é realmente a natureza! Cada parte da ilha revela alguma praia de água transparente, valendo a pena cada segundo.Quantos dias ficar | Fiquei apenas 4 dias e meio na cidade e me arrependi! Apesar de ter tido tempo para conhecer as praias mais famosas, senti falta de ter ficado mais tempo em cada uma delas e curtido com calma. Por isso, recomendo a estadia de 6 a 7 dias na ilha.

San Andrés é um destino caro? | O local é conhecido por ser um dos destino mais barato do Caribe! Por conta da cotação super desfavorável do dólar na época em que visitei (R$ 4,30 em setembro de 2019), achei os preços altos, mas realmente abaixo da média de gastos em outros destinos mais conhecidos da região caribenha.

Como se locomover em San Andrés | A ilha tem 12 km de comprimento, sendo possível dar uma volta em toda a ilha em cerca de 2 horas. Não há aluguel de carros por lá. Os meios de transporte mais utilizados são ônibus, táxi, motos e as “mulas”, espécie de carrinho de golf. Pensar em uma forma de transporte é indispensável, já que há praias em toda a extensão da ilha, por isso, durante minha hospedagem, aluguei uma “mula” e adorei a experiência!

Dica: os táxis costumam ser velhos e precários.

O que visitar em San Andrés?

Honestamente? Todas as praias! Cada local possui uma característica e cor de mar diferentes.

Lembre-se: San Andrés realmente faz jus à fama do mar de sete cores.

La Piscinita | Situada na região oeste da ilha, a “Piscinita” possui a água transparente como uma piscina e é um local maravilhoso para fazer snorkel, com muitos tipos de peixes, corais e arraias.West View |Com água muito clara, West View também é incrível para a prática do snorkel. Além disso, conta com um trampolim de 6 metros de altura e tobogã que cai direito no mar. A variedade de vida marinha favorece a prática de mergulho e snorkel.

Dica: recomendo chegar cedo para conhecer La Piscinita e West View, pois são praias menores e vão enchendo ao longo do dia.

El Aquario e Haines Cay Haines Cay é praia possivelmente é a que mais impressiona pela cor da água: azul clara.

Talvez o nome “Aquário” decepcione um pouco aqueles que imaginam que verão uma variedade enorme de animais marinhos, mas o local também é propicio para snorkel e há vários peixes.

O passeio é imperdível e inesquecível. É possível fazer uma travessia à pé pelo mar até a pequena Ilha de Haines Cay.

É necessário realizar o transporte até El Aquário por barco. Há dezenas de opções de transporte no porto de San Andrés.

Johnny Cay | É uma pequena ilha paradisíaca e cheia de coqueiros. Infelizmente quanto fui a San Andrés a ilha estava fechada para limpeza e não pude conhecer, mas só ouvi elogios. É possível ver Johnny Cay da praia Spratt Bight.

San Luís e Rocky Cay

San Luís foi a minha praia favorita em San Andrés. Com areia clarinha e um mar multicolorido, é ideal para relaxar. Almoçamos no Aqua Beach Club e foi uma ótima opção. Depois dá para aproveitar nas espreguiçadeiras do restaurante e aproveitar a vista.

Rocky Cay, chamada de Rocky “Qui” pelos nativos, é uma pequena ilha cheia de coqueiros em San Luís. Para chegar até lá é possível ir caminhando dentro do mar.

Spratt Bight | Também chamada de Peatonal, é a praia principal da San Andrés e a que conta com melhor infraestrutura. Fica próxima da maioria dos hotéis, lojinhas e restaurantes e, por isso, é sem dúvidas a praia mais cheia. O mar é lindo e a areia clarinha. Imperdível!

Essa viagem me fez perceber o quanto damos as costas aos países latino-americanos e deixamos de conhecer lugares tão incríveis da América do Sul.

Imagens Autorais | Gabriela Bresolin Boal

 

Sobre Gabriela Bresolin Boal | Advogada, namorada do Gabriel, tem um cão da raça Spitz Alemão, o Zeca. É uma apaixonada por viagens e curiosa por todos os destinos.

 

(Visitada 472 vezes, 1 visitas hoje)