Todo o Azul do Mar

Fotografia: Leila Lindiana

“Éramos eu e o mar. O mar estava sozinho e eu também. Um dos dois desapareceu.”
 – Antonio Porchia –

O desejo de me teletransportar para um lugar que tenha mar, que o azul acolha, que o vento abrace foram os sentimentos quando recebi essas fotografias. Elas são o resultado de um passeio em família, por Florianópolis que a Leila retratou com muita sensibilidade e exatidão.

Acredito que o mar é saudável de qualquer ponto de vista. Quando temos a oportunidade de apreciar suas extensões infinitas, ocorrem mudanças nas nossas percepções, em nossas emoções…esse espaço sem fim acalma a alma! Fantástico!

São tantos os poetas e compositores do mundo que tem dedicado seus versos ao mar. Essa massa gigantesca e maravilhosa de água cria grandes emoções e a contemplação do seu movimento, segundo especialistas, pode ter uma ressonância muito poderosa no nosso sistema nervoso. Então, que tal a perceber e sentir o mar ?

A grande extensão de água, onde seus elementos se destacam: ondas, aves e até um barco favorecem a criatividade. O ambiente tranquilo nos permite gerar ideias inovadoras e sentimentos regeneradores. A imensidão azul faz com que o cérebro imagine e crie!

A canção da banda Jota Quest diz assim “Voe por todo mar e volte aqui – Pro meu peito” e é assim mesmo, o mar provoca uma experiência maravilhosa que envolve quase todos os sentidos. Ele tem um som suave e ritmado que captamos através do ouvido. Ao mesmo tempo, as cores azuis ou verdes acalmam a mente. O mar, pode acreditar, também atinge o olfato, com o seu sabor mineral e de vida.

Bom, percebe-se que sou fã e tenho grande amor pelo mar. Sua cor, movimento e a extensão tem efeito de relaxamento. Quando fecho os olhos, tenho diante dos meus olhos um espaço completamente aberto, que se funde com o infinito do céu e me promove uma sensação de tranquilidade…desejo que você ao ler, também sinta essa grandeza.

Instintivamente, o mar gera confiança. Quem nunca diante da sua imensidão tomou um decisão ou resolveu algo. Li em algum lugar e achei muito interessante que “o mar nos ajuda a interromper esses ciclos prejudiciais de pensamentos que se assemelham a uma rua sem saída”. A simples contemplação, nos ajuda a entrar em um novo estado de espírito. Acredite!

Ele hipnotiza e exerce uma grande atração que nos leva a relativizar o tempo. Por isso, podemos ficar longos períodos olhando o oceano sem perceber o tempo passar. Ahhh como gosto de fazer isso, olhar o infinito azul do mar e me deixar levar, pelo sons, pelo vai e vem das ondas e sua brisa.

O mar é uma das maravilhas da natureza. Nos leva a experimentar um momento transcendental e, ao mesmo tempo, renovador. Pra mim, é sem dúvida, um dos melhores lugares para irmos quando a inquietação nos invade, já que em suas águas podemos nos livrar das preocupações.

Fotografia | Leila Lindiana Schroeder | @leilalindiana

(Visitada 104 vezes, 1 visitas hoje)