Trancoso

Trancoso é um distrito do município de Porto Seguro, na Bahia. É um lugar mágico, cheio de charme e o destino imperdível de se conhecer, eu já fui várias vezes e amooo!!!foto-ampliada-842-8itb

Um pouco da história

Segundo Documentação da Marinha, foi no Rio dos Frades, em Trancoso, que a esquadra de Pedro Álvares Cabral desembarcou em 23 de abril de 1500, tomando posse do Brasil em nome de Portugal.

A atual povoação de Trancoso origina-se de uma aldeia jesuíta denominada São João Batista dos Índios, fundada em 1586. O povoado permaneceu desconhecido nacionalmente até ser descoberto no fim dos anos 1970 por hippies. Na época, era só um conjunto de casas dispostas ao redor de um grande gramado, chamado “Quadrado”, com uma igreja ao fundo, de onde se tinha uma visão panorâmica do mar . Hoje, esse espaço é Praça São João, no Centro Histórico da cidade. A partir dos anos 90 o local é um ponto turístico de maior crescimento.

O Quadrado é o ponto mais turístico em Trancoso, é a pedida para uma noite romântica e também ideal para amigos e famílias. No final do longo gramado encontra-se uma pequena igreja como pano de fundo do litoral baiano. É um dos mais valiosos sítios históricos do sul da Bahia.

o-quadrado

Casario colorido no Quadrado

O dia em Trancoso

Acorde cedo para conhecer as praias dos Nativos, dos Coqueiros e do Rio Verde. Você pode curtir a charmosa barraca de praia do Uxua Casa Hotel & Spa (http://uxua.com/pt/praia), tem ainda a Praia dos Coqueiros e a Praia dos Nativos e a Praia dos Coqueiros, todas com barracas com ótimo atendimento e muito famosas. Se bater a fome uma dica é a Barraca do Jonas, com peixes e frutos do mar no cardápio. Depois de passar o dia na praia, prepare-se para a noite no Quadrado.praia-dos-nativos

Praia dos Nativos

A noite no Quadrado

Palco dos grandes encontros. Com seus candelabros, velas coloridas, os restaurantes a céu aberto têm a cumplicidade da lua e das estrelas para tornar o ambiente mais aconchegante. Para quem quer encontrar natureza, beleza, sofisticação, tranquilidade e alegria, Trancoso é roteiro certo.

Descolados e charmosos os bons restaurantes de Trancoso concentram-se no Quadrado e arredores, perceba alguns com mesas que aproveitam o acolhimento das árvores. Muitos só abrem as portas no fim de tarde.

A dica é comer nos melhores restaurantes, entre eles El Gordo (http://www.elgordotrancoso.com.br/elgordo/pt-br), Capim Santo(http://www.capimsanto.com.br/trancoso.html), e entregue-se, sem pressa, ao clima superespecial do lugar.

nyt-trancoso-03

Jantar no Quadrado.

Gastronomia Saborosa e Famosa

Um pequeno espaço com loja e café, esconde um quintal arborizado e perfumado. Trata-se do Café da Glória, na Praça São João,  serve a melhor e mais famosa feijoada do lugar. Informe-se sobre horário e dias de atendimento, garanta sua vaga com uma reserva.

Hospedagem

O vilarejo oferece hospedagens das mais variadas opções que vão simples ao luxuoso cinco estrelas, pousadas com serviço apurado recebem um público que vai de descolados a vips e consegue manter a simplicidade, o charme rústico e o cenário bucólico.

Se o seu destino é Trancoso você pode pesquisar e vai encontrar opções de hospedagem em pousadas na praia, no Quadrado, no bosque e no centro. ( http://www.trancosobahia.net.br).

Algumas opções de hospedagem charmosas por lá: Pousada Estrela d’Água (http://www.estreladagua.com.br/), Pousada El Gordo, Pousada Capim Santo, Villas de Trancoso (http://www.villasdetrancoso.com/), Uxua Casa Hotel & Spa (http://uxua.com/pt/casas).CASA UXUA GUIA QUATRO RODAS

Uma das casas do Uxua.um-dos-quartos-da-estrela-d-agua

Quarto Pousada El Gordo

Uma última dica de Trancoso

Dá para fazer, também, um bate e volta até a Praia do Espelho, umas das mais belas do país, ou até Caraíva, bom lugar para quem prefere uma vila com estilo rústico.

Imagens Reprodução

(Visitada 94 vezes, 1 visitas hoje)