Vinho Rosé | Delicado e Refrescante

Certamente você já se encantou pela cor convidativa, o estilo delicado e refrescante do vinho rosé, mas há algumas curiosidades sobre ele que talvez você não saiba.

A primeira definição do vinho rosé, apareceu no século 19, na França, no livro “Viticultura e Enologia” do Dr. Jules Guyot. Há relatos de que nos primórdios, devido as técnicas rudimentares de produção, o vinho tinha a cor próximo a que chamamos hoje de rosé.O vinho rosé é aquele que possui tons claros que vai do pêssego ou salmão, passando pelo rosa, até colorações que lembram um tom cereja-claro.  A cor vem das cascas das uvas tintas, que ficam menos tempo em contato durante o processo de fermentação. Uma informação interessante, não é obrigatório a menção do método de produção.

O vinho rosé vem ganhando muitos paladares, são produzidos em diversas regiões e países. A referência em produção é a Provence, na França, uma única região em que cerca de 89% de todo vinho produzido é rosé. Bacana né? Por aqui temos belos e saborosos exemplares, garanto, é o caso da Vinícola Betiatto que produz um rosé maravilhoso, com acidez agradável e equilibrada e que combina com nosso clima.

Eles oferecem alternativas incríveis de harmonização por estarem, entre o vinho tinto e branco. Por contarem com menos taninos, contém frescor e corpo para suavizar os diversos elementos culinários.

Ouvi e ficou em minha memória, que os vinhos rosés harmonizam com massas e molho de tomate, pesquisei e confirmei a dica. Para quem como eu, achava que pizza estava para vinho tinto, está enganado. Vinho rosé e pizza combinam sim, e muito! A dica é escolher um vinho com um pouco mais de corpo, principalmente se a pizza for de calabresa ou recheios mais condimentados, o vinho rosé irá limpar o paladar em relação a gordura, principalmente. Assim, se aventura pelos sabores de mussarela, quatro queijos, marguerita e até mesmo atum!Para uma noite de petiscos, aposte no vinho rosé levinho. Azeitona, queijos, presunto parma, castanhas e frutas – uma tábua com muitos sabores e fácil de harmonizar. Que tal?Vinho rosé vai muito bem com petiscos: frango, batatas fritas, linguiça calabresa, mandioca, polenta – tem a característica de limpar o paladar enquanto beliscamos na mesa do bar. O motivo de não bebermos vinhos rosé no Brasil como bebemos cerveja é cultural. Porém, acredito estar mudando esse pensamento.O vinho rosé é muito versátil, acompanham uma variedade impressionante de pratos, saladas, peixes e frutos do mar estão na lista. Podem dizer que ele é a cara do verão!São vários os estilos de rosés no mercado, você pode escolher entre os mais secos e com menor teor de açúcar, os mais encorpados e os que passam mais tempo em contato com a madeira. Um deles você irá gostar, se apreciar vinho. Para servir o vinho na temperatura certa, é indicado entre 7 a 13°C.

Imagens Não Autorais | Reprodução.

(Visitada 97 vezes, 1 visitas hoje)