Waffle | Massa assada com desenhos de favo de mel

Waffle ou wafel, é um tipo de massa doce de origem belga, confeccionado com farinha, açúcar, manteiga, ovos e leite, cozido num molde onde é prensado que imprime texturas quadriculares sobre a massa.

A História do Waffle | Na Idade Média, na região de Ducado de Brabante, atual Bélgica, um cozinheiro local utilizou a massa que era a matéria prima da hóstia para produzir com uma prensa de ferro o que viria a ser o Waffle. Utilizava-se ferro para prensar imagens cristãs nas hóstias e esse processo inspirou a ideia de prensar por completo a simples massa feita de farinha de trigo com ovos.

Os primeiros ferros com formatos específicos utilizados para a produção dos Waffles são próximos do ano 1300, encontrados na Alemanha e Holanda. As placas possuíam desenhos de favos de mel, que no idioma alemão se chamam “Wafel”, daí surgiu o nome que conhecemos.

O Waffle na América | Em 1620 o Waffle foi trazido ao continente americano, mais especificamente aos Estados Unidos onde logo ficou popular, fazendo parte da cultura americana. Para os norte-americanos existem diversas maneiras de se servir os Waffles, porém há duas que são as mais populares. Os sulistas costumam servir o “Chicken & Waffles”, tradicional prato que contém o Waffle, frango frito e molho picante para almoço ou jantar. Já no café da manhã existe a mais famosa maneira de servir os Waffles, assim como as panquecas, com o Maple Syrup, xarope tradicional nos Estados Unidos.

E no Brasil? Por aqui não se sabe ao certo quando chegou, mas ganhou popularidade entre os brasileiros e já a algum tempo é servido em muitos cafés e lanchonetes. Como sempre os brasileiros adaptam sua própria forma de servir e o que mais encontramos é com sorvete na versão doce e como um bauru (queijo, presunto e tomate) em sua forma salgada. Imagens Reprodução.

(Visitada 27 vezes, 1 visitas hoje)