Wanderlei Machado | Fotografia de Arquitetura e Interiores

Wanderlei Machado fotografa há muito tempo, conhecido primeiramente por registrar eventos, agora seu foco é a Fotografia de Arquitetura.

Ao realizar alguns trabalhos para arquitetos, descobriu sua vocação, aprimorando a técnica e a sensibilidade para captar imagens diferenciadas e precisas, que traduzem os projetos dos clientes nas suas fotografias. Já clicou para diversos escritórios de arquitetura e decoração, assim como para grandes indústrias e comércios varejistas ligados ao setor.

Uma boa imagem é a melhor forma dos Arquitetos e Designers de Interiores divulgarem seus trabalhos. A fotografia tem papel fundamental na estratégia de marketing desses profissionais.

Imagens atraentes prendem a atenção das pessoas e demonstra profissionalismo. Quando falamos em fotografia de arquitetura logo lembramos as revistas da área, mas esta é uma conclusão equivocada.

Este tipo de fotografia envolve conhecimento dos estilos de arquitetura, da história e do trabalho de arquitetos, da importância social da arquitetura e de como as obras se inserem em períodos e sociedades, pois é este conhecimento que irá orientar o fotógrafo no que é importante ressaltar em cada obra.

Seja qual for o objetivo, a fotografia de arquitetura é sempre um trabalho de releitura, no qual o fotógrafo tem que ressaltar e apresentar o trabalho arquitetônico através de fotografias.

A primeira e mais óbvia aplicação são para os que produzem a arquitetura: os arquitetos. O fotógrafo pode ser chamado desde os primeiros passos de uma obra para documentar processos da construção até o registro artístico da obra finalizada em imagens que ilustrarão o portfólio, site e publicidade do estúdio do contratante.

Só aqui vemos a necessidade de conhecimentos diversos, pois a documentação da obra tem critérios mais técnicos do que estéticos. Diferente das imagens para portfólio, que têm mais espaço para a criatividade e o senso artístico.

Já as imagens publicitárias têm sempre que levar em conta aspectos comerciais, pois visam vender o trabalho do arquiteto. O que inclui a necessidade de serem belas, mas ao mesmo tempo informativas e também não podem ser abstratas demais. Do contrário, não conseguirão passar nada ao potencial consumidor.

Existem revistas voltadas à construção e reformas e que têm espaço para documentações mais técnicas e informativas, enquanto outras são voltadas à decoração de ambientes, que trabalham mais a estética e a beleza.

Publicidade usadas em empreendimentos imobiliários, a fotografia é utilizada para ilustrar materiais impressos, sites na internet, entre outras formas de divulgações. Neste caso, as imagens sempre são belas e informativas. Isso porque a publicidade não tem muito espaço para o abstrato, de forma geral a imagem entrega o conteúdo sem fazer pensar. Ela é bonita e encantadora, técnica e bem realizada para que os consumidores comprem o que está sendo anunciado. Aqui a fotografia pode dividir espaço com o 3D e a ilustração e outras ferramentas visuais presentes em quase todos os materiais de venda de imóveis.

Empresas em geral precisam mostrar sua imagem Institucional. Ou seja, lojas querem se mostrar convidativas aos clientes, indústrias mostram seu parque de máquinas para investidores, hotéis transmitem seu aconchego e conforto, entre outros. Há várias possibilidades de uso institucional da fotografia de arquitetura que ajudarão no relacionamento entre empresa e consumidor.

Turismo exige imagens belíssimas e realizadas com grande requinte técnico. Afinal, muitos pontos turísticos são marcos arquitetônicos. O Wanderley tem belas imagens da nossa cidade, tem sensibilidade para registrar Francisco Beltrão de uma maneira muito bonita.

Após essa rápida olhada no trabalho maravilhoso e detalhista do Wanderley Machado, percebemos que o fotógrafo, entre seus muitos conhecimentos, deve ter noções e técnicas para o correto registro de construções e ambientes a acima de tudo, compreender como os espaços arquitetônicos influenciam e servem de abrigo e moldura para as sociedades atuais e passadas.

Wanderley Machado | Fotógrafo de Arquitetura e Interiores | 46 9 8819 3112 | e-mail: wander9892.hotmail.com

(Visitada 62 vezes, 1 visitas hoje)