Horta Vertical

Que tal ter à mão uma erva fresca para um chazinho gostoso ou melhor ainda, colher temperos frescos para realçar o sabor da comida ? Sim, é possível colher alecrim, manjericão, salsinha e direto da sua hortinha e perfumar aquele prato delicioso que estamos preparando.

Eu adoro temperos e ervas. Substituem o sal, perfumam a casa e ainda decoram de uma maneira diferente o ambiente. Esses pequenos milagres podem ser obtidos de forma simples com uma horta em casa, ou melhor, uma horta vertical.

Ter uma horta vertical é mais simples do que imaginamos. Para os amantes de plantas e natureza, houve uma ascensão das hortas verticais, que são extremamente práticas e bonitas. Para quem mora em apartamento, por exemplo, basta uma parede que bata sol 3h por dia, pelo menos, para ter uma horta vertical agradável. Olha o charme disso?Dessa forma, a horta vertical nada mais é do que cultivar, recostado na parede, ervas, temperos, hortaliças e até algumas variedades de legumes.

Mas aí você pode pensar “não tenho espaço para isso”. Pois então pare de se lamentar porque hoje vou mostrar referencias de como planejar e preparar uma horta vertical. Você vai ver que é possível simmmm cultivar ervas, temperos e outras hortaliças no conforto da sua casa. Além de consumir um alimento puro e livre de substâncias nocivas, como os agrotóxicos, você ainda terá a oportunidade de relaxar mexendo na terra e nas plantas, tudo muito terapêutico. Apostar em uma horta vertical é, sem dúvida, um santo remédio para a alma e nossos dias!

Os vasos e floreiras, podem ser colocados sobre prateleiras, nichos ou suportes apropriados para essa finalidade. Outra forma de se cultivar uma horta vertical é reaproveitando materiais recicláveis, como por exemplo, caixotes, garrafas pet e canos de pvc, dessa forma sua horta ainda ganha em sustentabilidade.

Profissionais da área lembram que a horta vertical deve ser acima de tudo funcional. Claro que ela também cumpre um papel estético e decorativo, mas esse é o presente que você recebe por cuidar dela.

Portanto, tome nota das dicas para que sua horta vertical fique linda e bem cuidada:

Local | A maioria das plantas cultivadas em hortas necessita de, no mínimo, três horas de exposição direta ao sol. O ideal é que ela receba o sol da manhã, pois a radiação é mais suave. Já na parte da tarde o calor pode sufocar e até queimar a planta. Local com sombra é indicado para ervas e temperos.

Regas | Observe se a terra está úmida ou seca antes da rega e, apenas, molhe se a terra estiver seca, caso contrário a planta pode apodrecer com excesso de água. Dica inteligente, deixar as plantas que exigem menos regas em cima e as que necessitam de mais água embaixo. Esse pode ser considerado um sistema simples de irrigação.

Tamanho de vasos | Não tem tamanho padrão. Podem ser pequenos ou grandes, tudo vai depender do tipo de planta que ficará lá dentro.

Plantas | Regra simples: Busque combinar plantas que possuam características semelhantes de cuidados. Por exemplo, não coloque plantas que precisam de sol com plantas que só podem viver na sombra.

E, no caso, de hortas em jardineiras reforce os cuidados. Ervas como o manjericão e o hortelã, por exemplo, não devem ser plantadas junto de outras ervas, pois elas tendem a atrapalhar e impedir o crescimento das companheiras.

Tipos de vaso | Podem ser de cerâmica, plástico, fibra de coco ou feitos com materiais reaproveitados, como garrafas pet ou canos de pvc. Depende da cara que você deseja dar a horta.

O que plantar | Hortelã; Salsinha; Cebolinha; Coentro; Manjericão; Alecrim; Sálvia;  Alfazema; Lavanda; Boldo; Mirra; Menta; Orégano; Tomilho; Manjerona; Melissa; Capim Santo; Camomila; Erva Doce; Aloe Vera; Alface; Tomate Cereja; Couve; Almeirão; Pimentão e algumas variedades de pimenta.

Imagens Reprodução | Pinterest

(Visitada 178 vezes, 1 visitas hoje)