Pilates e Consciência Corporal

Fotografia | Leila Lindiana

O Pilates é um método que auxilia na conscientização do corpo e da mente, afinal durante a prática dos exercícios é possível estimular áreas que antes nunca foram instigadas e ter um maior domínio sobre si.Joseph Pilates, criou o método há 88 anos e costumava dizer que os movimentos devem ter excelência, o resultado é que a consciência corporal muda à consciência mental. Isso é fato, a respiração profunda nos conecta – melhora a oxigenação e, por consequência, a circulação do sangue, dedicar-se a prática do exercício exige o “aqui e agora”, é a nossa percepção e o equilíbrio interno que são treinados.

Ele repetia: “Maximize seu potencial emocional e mental”.

A palavra que melhor define o Pilates é desafio. O corpo é constantemente estimulado, sua pratica favorece saúde e qualidade de vida. A execução dos exercícios deve ser precisa, a respiração coordenada aos movimentos aumenta autocontrole. Ao iniciar a prática da atividade física o corpo sofre mudanças a fim de se adaptar a nova rotina. Isso leva a uma maior consciência corporal e ajuda a desenvolver posturas melhores no dia a dia já nas primeiras aulas.É sobre consciência corporal, que vamos falar. Ela significa ter autoconhecimento do corpo, tanto interna como externamente. Interpretar sinais que o corpo e a mente oferecem e até perceber quando eles estão próximos a um limite de exaustão. A consciência entre corpo e mente nos ajuda a relaxar mais, liberar tensões, preocupações, estresse e tudo o que causa mal ao corpo.A constância do Pilates como rotina, permite uma vida mais saudável, sem dores, com mais equilíbrio, menos quedas, diminuição do número de fraturas, lesões, luxações em qualquer praticante.Como seres humanos, devemos ter disciplina para motivarmos as mudanças em nossas vidas. Precisamos nos mover, pois sem o movimento, seremos infelizes! Muitos são os exemplos de superação. Limitações existem, mas podemos fazer coisas que irão nos surpreender.Tudo começa na mente! Posso dizer que respiro mal, que tenho má postura ou que tenho dor crônica. Como melhorar tudo isso? Temos que nos enxergar como um todo e acreditar que podemos. Esqueça o corpo perfeito, lembre-se do seu corpo como um templo sagrado. O abdômen pode ter gordura localizada, porém com  prática de exercício para fortalecimento da musculatura teremos uma coluna ereta, afinal é a musculatura abdominal que sustenta nossa postura.Busque orientação com um profissional, eles têm formação e um olhar sistêmico, nos ajudando no processo de superação de corpo, mente e espírito. Quando agradecemos ao corpo, ele nos agradece! Ele é sábio e pode ser transformado por meio da atenção as nossas sensações, promovendo a ampliação da percepção e da consciência corporal, pois todos nós temos essa capacidade. Os profissionais (Fisioterapeutas, Educadores Físicos…) no ensinam a entendermos nosso corpo, assim ele melhora e reflete o aprendizado no dia-a-dia. É a mente que esculpe o nosso corpo.

Agradecimentos

À minha Professora de Pilates Leila Lindiana que me desafia semanalmente, me ensina a olhar e perceber que o meu corpo faz parte do meu desenvolvimento e aceitação pessoal. Uma mulher incrível, dona de um coração maravilhoso e sábio. Ela, também é a autora das fotografias que ilustram o post.

À Regina Kletecke, Fisioterapeuta que a cada conversa me ensina uma nova visão sobre o corpo e seu funcionamento. Regina, sua generosidade em compartilhar conhecimento e experiência a torna um ser humano extraordinário e magnético, amamos a sua companhia.

(Visitada 268 vezes, 1 visitas hoje)