11 de Julho | Dia de São Bento

Hoje comemoramos o dia de São Bento, considerado o Pai dos Monges e o Fundador da Ordem dos Beneditinos. Ele tem a minha devoção, fui apresentada a sua história há mais de 20 anos, creio muito no santo. Uso sua medalha que tem grande importância e significa proteção. Sempre que posso, distribuo cópias da sua oração às pessoas de fé e devoção ao santo.

História | Nasceu na Itália, em 480. É considerado o Pai do Monaquismo Ocidental, ou seja, da abdicação dos objetivos comuns dos homens em prol da prática religiosa.

Aos 40 anos, após viver três anos em uma gruta, só em orações e estudos, sem receber visitas, Bento segue para o sul de Roma afim de fundar o que viria a ser o maior centro da vida beneditina de todos os tempos, o Mosteiro de Monte Cassino. Assim começou São Bento uma vida que deveria ser comunitária e não solitária, sob a direção de um abade, ensinando os jovens a viverem uma vida monástica mais austera.

Foram mais de 12 mosteiros fundados por ele ao longo da história, onde as famílias enviavam seus filhos jovens para iniciar os estudos e seguir a famosa “Regra de São Bento”, que prioriza o silêncio, a oração, o trabalho, o recolhimento, a caridade fraterna e a obediência.

Os mosteiros beneditinos tornaram-se centros de referência e deles saíram vários nomes e ícones da Igreja Católica. Ao todo, foram 23 papas, 5 mil bispos e cerca de 3 mil santos canonizados.

São Bento usava com frequência o Sinal da Cruz para fazer milagres e vencer as tentações. Utilizava como forma de proteção, salvação e afirmação da vida e obra de Jesus. Fato é o episódio em que o cálice envenenado quebra-se ao ser feito o sinal da cruz sobre ele. O sinal da cruz era recomendado por ele a todos que estivessem passando por alguma aflição ou tentação maligna. Uma cruz era o selo dos monges na carta de sua profissão quando não sabiam escrever. Surgindo assim, o costume muito antigo, de representá-lo com uma cruz na mão.

Para entender a imagem do santo, é necessário compreender todos os objetos que nela se encontram, como a taça, o cajado e o livro.A Taça | Como já citado, enquanto dirigia seu mosteiro de maneira rigorosa, São Bento quase foi envenenado pelos monges que lá viviam. Isso só não aconteceu porque, ao fazer o sinal da cruz antes de beber seu vinho, a taça se quebrou, mostrando que aquela bebida oferecia risco à vida do santo. Sendo assim, após esse evento, São Bento compreendeu que nada mais poderia ser feito por aqueles homens que não conseguiam se adaptar às suas regras e deixou aquele mosteiro.

O Livro | Representa as regras de São Bento, reunindo todos os preceitos considerados essenciais para a vivência em uma comunidade monástica cristã. Simples e diretas, as regras são seguidas por todos os mosteiros beneditinos até hoje.

De uma maneira resumida, a Regra de São Bento parte do conceito de “Orar e Trabalhar”. Trabalhando, a mente está ocupada, propiciando aos seres humanos crescimento e desenvolvimento.

O Hábito Preto | Além de significar sobriedade e humildade, o hábito preto é ainda o principal símbolo da Ordem Beneditina, utilizado até hoje por todos os seus adeptos.

O Cajado | Como um pastor usa seu cajado para guiar seu rebanho, as regras e ensinamentos de São Bento guiam todos os membros da Ordem Beneditina.

A Mão Abençoando | Em sua imagem, São Bento também pode ser representado com uma mão abençoando, que representa um ensinamento precioso: “Não retribuam mal com mal, nem insulto com insulto; pelo contrário, bendigam; pois para isso vocês foram chamados, para receberem bênção por herança” (Pedro 3:9).Medalha de São Bento | É um dos maiores símbolos e heranças deixados por esse santo, o uso da medalha é um instrumento de devoção de fé e não um amuleto de sorte. Eu sou devota, uso a medalha e rezo a oração com frequência,

As primeiras medalhas, confeccionadas no Mosteiro de Montecassino, mantêm como símbolo principal a cruz, muito usada pelo santo em diversas situações. Para ele, o sinal da cruz era como um sinal de coisas boas sendo feitas, um sinal de vitória contra o mal e a morte.

Oração da Medalha de São Bento – Para aqueles que carregam a medalha, devem rezá-la no minimo uma vez por semana, ao nascer do sol.

“A Cruz Sagrada seja a minha luz, não seja o dragão o meu guia. Retira-te, satanás! Nunca me aconselhes coisas vãs. É mau o que tu me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!”

Oração de São Bento

“Ó, Deus, Vós que Vos dignastes derramar sobre o bem-aventurado confessor, o Patriarca, o espírito de todos os justos, concedei a nós, Vossos servos e servas, a graça de nos revestirmos desse mesmo espírito, para que possamos, com o Vosso auxílio, fielmente cumprir o que temos prometido. Por Jesus Cristo nosso Senhor. Amém!”

Oração de São Bento para obter graças

“Ó, glorioso Patriarca São Bento, que vos mostrastes sempre compassivo com os necessitados, fazei que também nós, recorrendo a vossa poderosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições. Que nas famílias reine a paz e a tranquilidade; afastem-se todas as desgraças, tanto corporais como espirituais, especialmente o pecado. Alcançai do Senhor a graça que vos suplicamos, obtendo-nos finalmente que, ao terminar nossa vida neste vale de lágrimas, possamos louvar a Deus.”

Fonte | Canção Nova | Convento da Penha | Com Shalom |

(Visitada 596 vezes, 1 visitas hoje)