Gostosuras

10 Julho | Dia da Pizza

10 de julho de 2020

A frase “Sim, existe algo melhor que uma pizza, várias pizzas!” é verdade absoluta para muitos, pra mim também. Amo pizza, a combinação da massa e cobertura, assada ao forno (de preferência lenha) servida fumegante – tem o meu coração.

Hoje, 10 de julho, comemoramos o Dia da Pizza. A data foi instituída, desde 1985 pelo secretário de turismo de São Paulo, Caio Luís de Carvalho, por ocasião de um concurso estadual que elegeria as 10 melhores receitas de mussarela e margherita. Empolgado com o sucesso do evento, ele escolheu a data de seu encerramento, 10 de julho, como data oficial de comemoração.

Pizza da Artesano | Francisco Beltrão

A pizza, no formato que conhecemos hoje, surgiu no século XVI, quando os tomates, oriundos da América, foram introduzidos na culinária européia. Considerada alimento dos pobres do sul da Itália, era preparada com ingredientes baratos como alho, peixes e queijo. No começo do século XX, imigrantes italianos trouxeram para a América o disco mais delicioso das mesas brasileiras. Em 1905, surge a primeira pizzaria nos EUA: a Lombardi”s. No Brasil, diversos nomes são apontados por historiadores como os primeiros pizzaiolos, dentre eles o napolitano Carmino Corvino, que abriu sua Dom Carmenielo no bairro do Brás, em São paulo.

Sobre sua origem, há certa polêmica. Registros históricos apontam os egípcios como pioneiros ao criarem uma massa à base de farinha com água. Babilônios, gregos e hebreus também assavam massas misturando farinha de trigo e água em fornos rústicos ou tijolos quentes. No entanto, foram os napolitanos os primeiros a acrescentar temperos como manjericão a um disco de massa assado, dando origem a minha pizza preferida: margherita.

As pizzas produzidas no Brasil, são conhecidas pela incrível variedade de formatos e sabores que acompanham as características de cada região. Na Bahia, serve-se pizzas de rapadura. Em Curitiba, pizzarias oferecem uma versão coberta com farofa crocante, sorvete de creme e, até, pétalas de rosas. Em Manaus, ingredientes como tucumã e cupuaçu entram na composição, e em Porto Alegre não poderia faltar a pizza de picanha. Confesso, prefiro os sabores tradicionais.

Al Forno Pizzaria Delivery | Abobrinha gratinada com queijo parmesão e Mignon com Gorgonzola

Qual é a origem da típica expressão brasileira “tudo acabou em pizza”? Reza a lenda que a origem remonta à década de 50, e envolve os diretores da Sociedade Esportiva Palmeiras, time criado pela colônia italiana paulistana. Certo dia, após calorosa discussão envolvendo os diretores do clube, todos acabaram indo parar em uma pizzaria no Brás. Muitos cálices de vinho e fatias de pizza depois, os envolvidos na briga acabaram por deixar a confusão para trás, sem maiores conseqüências. Provém daí o significado popular da expressão “acabar em pizza”: algo que parte do nada e não chega a lugar algum.

Se você gosta de vinho para acompanhar a pizza, segue algumas sugestões para harmonizar o seu jantar de hoje. Você também pode visitar a Vinoteca – Vinho e Prosa, Douglas e Sabrina irão lhe auxiliar a encontrar um vinho maravilhoso,

– Pizza Margherita, sugere-se Sangiovese e Merlot.

– Pizza Calabresa, combina com Cabernet Sauvignon.

– Pizza Portuguesa, combina com Merlot.

– Pizza Quatro queijos, combina com Chardonnay. Minha dica é o vinho da Vinícola Betiatto, é um seco excelente qualidade e aromas. Experimente.

– Pizza Rúcula com tomate seco, combina com Sauvignon Blanc.

– Pizza de Presunto Parma com figos, experimente um vinho de uva Tannat.

Al Forno Pizzaria Delivery | Atendimento de quarta a segunda, das 18 às 22:30 h | Rua Goiás, 564 – Bairro Alvorada | Instagram: alfornopizzariadelivery | Tel./whats (46) 3035-1155 – 99931-4410 | Francisco Beltrão – Paraná.

Artesano  Pães e Pizza | Rua São Paulo, 634, Francisco Beltrão/Pr. 46 3523 1490 | Facebook: artesano01 | Instagram: artesanofb.

Comentar via facebook

Comentário(s)

VOCÊ PODE GOSTAR TAMBÉM