Uma parceria da Prefeitura de Francisco Beltrão, através da secretaria municipal de Meio Ambiente, Clubes de Mães, Câmara Técnica de Meio Ambiente do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Condef) e a Associação Empresarial, visa dar a destinação correta para tecidos do tipo jeans.
O objetivo principal é diminuir a quantidade de jeans que enviada ao aterro sanitário municipal e reutilizar em peças de artesanato produzidas pelos clubes de mães do município. A decomposição das calças jeans em geral é um processo muito lento e diminui a vida útil do aterro sanitário.
Os retalhos, quando limpos e selecionados, são passíveis de reciclagem e reutilização. Todos que quiserem contribuir com peças de jeans podem fazer a entrega do Ecoponto instalado no Espaço da Arte, onde funciona a coordenação dos clubes de mães. No local são recebidas peças de jeans novas, usadas e retalhos de jeans.
Os clubes de mães, coordenados pela prefeitura, oferecem oficinas de aprendizagem para produção de bolsas, estojos e outros produtos feitos com sobras de jeans, realizados dentro das sedes dos clubes de mães. A atividade possibilita a geração de renda com a venda dos produtos em feiras e bazares. A iniciativa também resulta num impacto significativo na parte ambiental.
Essas são algumas das peças produzidas nos clubes de mães.