Casapueblo ou Casa do Sol é a antiga casa de verão do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró, atualmente é uma cidade-escultura que inclui um museu, uma galeria de arte, um restaurante chamado Las Terrazas (Os Terraços), que segue o estilo da construção original e oferece um saboroso cardápio internacional e o hotel chamado Hotel Casapueblo ou Club Hotel Casapueblo.
Este é o mais famoso museu de Punta del Este. A construção das instalações deste edifício iniciaram em 1948, pelo próprio artista que adquiriu um terreno de frente para o mar no leste da península pitoresca de Punta Ballena, então praticamente deserta, e construiu ali um pequeno chalé de madeira chamado de “La Pionera” (Da Pioneer) que com o tempo foi sendo ampliado e reformado até se transformar na “Casapueblo” (literalmente, “Casa-Vila”, em espanhol). Carlos Páez Vilaró não é arquiteto, mas construiu a casa inspirado no homem do campo e no pássaro Hornero (nosso João de Barro), numa luta contra as linhas retas e tradicionais da engenharia e arquitetura, que também lembram as casas da costa mediterrânica de Santorini (na Grécia) – eu me senti lá…:) Convido a quem visitá-la o exercício da observação e sensibilidade pois em vários pontos da visita dá a impressão de sentir a casa moldada pelas mãos do homem que dá forma em perfeita harmonia com a natureza ao redor.
O passeio dentro do Museu nos oferece uma grande parte da coleção de arte produzida pelo artista, conta com uma loja onde é possível adquirir obras que estão a venda e souvenir. Era comum até seu falecimento os turistas encontrem com o próprio Vilaró passeando pela casa/museu.
Uma dica bacana é ver o pôr-do-sol na varanda da Casapueblo, chegar alí, sentar, se aconchegar, eu achei um dos espetáculos mais lindos e emocionantes visualmente falando, também somos surpreendidos com uma poesia sobre o Sol. Reproduzi um trecho para todos aqueles que também se sentem “milionários em sóis“:
“Chau Sol…! Te quiero mucho…
Quem foi Carlos Páez Vilaró: pintor, ceramista, escultor, muralista, escritor, compositor e empresário uruguaio. Nasceu em Montevideo – 01/nov/1923 e faleceu em Punta Ballena – 24/fev/2014. Foi um dos grandes nomes da arte sul-americana, pois grande parte da sua obra está dedicada ao candombe e a cultura negra, amigo de Jorge Amado passou um tempo na Bahia e dedicou um espaço dentro da Casapuelbo a ele, também produzir obras com Picasso e Salvador Dalí.
Também patrocinou a busca pelo local da queda do avião onde seu filho estava, em 1972, num célebre acidente ocorrido na Cordilheira dos Andes, na fronteira entre o Chile e Argentina.
Para visitar:Ruta Panorámica (saída da Ruta Interbalneária à caminho de Punta Ballena). Há indicações com placas. Preço: a consultar. Horários: 10h às 18h. Site: www.carlospaezvilaro.com.uy/nuevo/museo-taller/
O hotel é lindo, encantador e recomendo. Porém façam reservas com antecedência, é bem concorrido nas festas de final de ano. Hotel – http://www.clubhotelcasapueblo.com/