Casapueblo – Punta del Este – Uruguai

Casapueblo ou Casa do Sol é a antiga casa de verão do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró, atualmente é uma cidade-escultura que inclui um museu, uma galeria de arte, um restaurante chamado Las Terrazas (Os Terraços), que segue o estilo da construção original e oferece um saboroso cardápio internacional e o hotel chamado Hotel Casapueblo ou Club Hotel Casapueblo.

Este é o mais famoso museu de Punta del Este. A construção das instalações deste edifício iniciaram em 1948, pelo próprio artista que adquiriu um terreno de frente para o mar no leste da península pitoresca de Punta Ballena, então praticamente deserta, e construiu ali um pequeno chalé de madeira chamado de “La Pionera” (Da Pioneer) que com o tempo foi sendo ampliado e reformado até se transformar na “Casapueblo” (literalmente, “Casa-Vila”, em espanhol). Carlos Páez Vilaró não é arquiteto, mas construiu a casa inspirado no homem do campo e no pássaro Hornero (nosso João de Barro), numa luta contra as linhas retas e tradicionais da engenharia e arquitetura, que também lembram as casas da costa mediterrânica de Santorini (na Grécia) – eu me senti lá…:) Convido a quem visitá-la o exercício da observação e sensibilidade pois em vários pontos da visita dá a impressão de sentir a casa moldada pelas mãos do homem que dá forma em perfeita harmonia com a natureza ao redor.

O passeio dentro do Museu nos oferece uma grande parte da coleção de arte produzida pelo artista, conta com uma loja onde é possível adquirir obras que estão a venda e souvenir. Era comum até seu falecimento os turistas encontrem com o próprio Vilaró passeando pela casa/museu.

UY-23-Punta Balena-Casa Pueblo (1)

UY-23-Punta Balena-Casa Pueblo (2) UY-23-Punta Balena-Casa Pueblo (3) UY-23-Punta Balena-Casa Pueblo (4) UY-23-Punta Balena-Casa Pueblo (6)UY-23-Punta Balena-Casa Pueblo (10) UY-23-Punta Balena-Casa Pueblo (11)

Uma dica bacana é ver o pôr-do-sol na varanda da Casapueblo, chegar alí, sentar, se aconchegar, eu achei um dos espetáculos mais lindos e emocionantes visualmente falando, também somos surpreendidos com uma poesia sobre o Sol. Reproduzi um trecho para todos aqueles que também se sentem “milionários em sóis“:

“Chau Sol…! Te quiero mucho…

Cuando era niño quería alcanzarte con mi barrilete. Ahora que soy viejo, sólo me resigno a saludarte mientras la tarde bosteza por tu boca de mimbre.
Chau Sol…! Gracias por provocarnos una lágrima, al pensar que iluminaste también la vida de nuestros abuelos, de nuestros padres y la de todos los seres queridos que ya no están junto a nosotros, pero que te siguen disfrutando desde otra altura.
Adiós Sol…! Mañana te espero otra vez. Casapueblo es tu casa, por eso todos la llaman la casa del sol. El sol de mi vida de artista. El sol de mi soledad. Es que me siento millonario en soles, que guardo en la alcancía del horizonte.”
UY-25-Piriápolis-31dez2014 (11)

Quem foi Carlos Páez Vilaró: pintor, ceramista, escultor, muralista, escritor, compositor e empresário uruguaio. Nasceu em Montevideo – 01/nov/1923 e faleceu em Punta Ballena – 24/fev/2014. Foi um dos grandes nomes da arte sul-americana, pois grande parte da sua obra está dedicada ao candombe e a cultura negra, amigo de Jorge Amado passou um tempo na Bahia e dedicou um espaço dentro da Casapuelbo a ele, também produzir obras com Picasso e Salvador Dalí.

Também patrocinou a busca pelo local da queda do avião onde seu filho estava, em 1972, num célebre acidente ocorrido na Cordilheira dos Andes, na fronteira entre o Chile e Argentina.

Para visitar:Ruta Panorámica (saída da Ruta Interbalneária à caminho de Punta Ballena). Há indicações com placas. Preço: a consultar. Horários: 10h às 18h. Site: www.carlospaezvilaro.com.uy/nuevo/museo-taller/

O hotel é lindo, encantador e recomendo. Porém façam reservas com antecedência, é bem concorrido nas festas de final de ano. Hotel – http://www.clubhotelcasapueblo.com/

(Visitada 551 vezes, 1 visitas hoje)