“A Magia da Arrumação” com Marie Kondo

Quem é Maria Kondo? Ela ficou conhecida pela série da Netflix, “Ordem na Casa com Marie Kondo”, lançada em 2019. Tem origem japonesa, é consultora especializada em arrumação e desenvolvimento pessoal. Em 2015, Marie Kondo foi considerada pela revista Time uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

Em 2011, Marie Kondo publicou “A Magia da Arrumação”, onde explica o seu método. O livro vendeu 1,3 milhão de cópias somente no Japão e ultrapassou a marca de 8 milhões de cópias vendidas, foi publicado em 41 países. Ela criou o método Konmari, que consiste em organizar profundamente, mantendo apenas objetos, roupas e móveis que nos dão alegria.

Ela trabalha com o princípio de que arrumar não é inato, mas pode ser aprendido, tornando-se uma arte de viver. Isso também produz relaxamento, quase de forma terapêutica.

Como desapegar-se de velhos objetos?

O principal conselho da especialista é: “Isto me dá alegria?” Se a resposta for não, então tiramos de nossa casa. Tenha cuidado para não guardar coisas “só por precaução”. Kondo adverte, “Hesitar reflete um certo grau de apego ao objeto em questão. A maioria das coisas não precisa ser guardada para sempre. Quando for desfazer-se de algum item, agradeça-o por cumprir seu papel em sua vida”.

O método KonMari considera que bagunça da casa pode ser dividida em cinco categorias: roupas, livros, objetos de valor sentimental, papéis (aqui entram documentos e contas, por exemplo) e “komono” (termo usado por Marie para descrever a miscelânea de itens que se acumulam na cozinha, banheiro e garagem). A dica, portanto, é identificar essas categorias na sua casa e atacá-las uma a uma.

Mantenha o que traz alegria | Uma das principais ideias de Marie Kondo para acabar com a bagunça é manter em casa apenas o que traz alegria. O conceito parece vago para muitas pessoas, mas a especialista explica: “É importante segurar cada item durante a arrumação. Quando tocar uma peça que te traz alegria, você sentirá. É uma sensação positiva, de aconchego”. Ela afirma que no começo pode ser difícil compreender o sentimento, mas ao longo da organização tende a ficar mais fácil. Durante o processo, é bem provável que você perceba que vem guardando muitas coisas que não alegram sua vida – é delas que você deve se desfazer, segundo a organizadora.

Faça uma pilha | Excesso de sapatos e roupas é uma questão frequente que torna a casa desorganizada. Marie Kondo recomenda que, ao começar a organização, todas as vestimentas sejam empilhadas em cima da cama, por exemplo. Assim, é possível ter uma visão clara da quantidade de peças – e o próprio tamanho da pilha já vai te convencer de que é preciso se livrar de algumas coisas. Então é só começar a separar o que sai e o que fica, de acordo com o que te traz alegria, como explicado anteriormente. O mesmo processo de tirar tudo dos armários para enxergar o que se tem deve ser feito na cozinha, banheiro e garagem como passo inicial de qualquer organização.

Agradeça | Segundo a organizadora, até mesmo uma peça que ficou guardada no guarda-roupas por anos com a etiqueta, sem nunca ter sido usada, deve ser agradecida antes de ser doada – afinal, ela cumpriu a função de te ensinar que esse tipo de roupa não te cai bem, por exemplo.

Cada um com sua bagunça | Quando há mais de uma pessoa adulta vivendo na casa é importante que cada uma foque apenas na organização de seus itens pessoais, sem palpitar e interferir no que a outra deve manter ou descartar. Cada um precisa refletir individualmente sobre seus objetos e decidir por conta própria o que traz alegria para si.

Verifique a validade | Muitas pessoas têm dificuldade de começar a organização do banheiro, cozinha e lavanderia pelo excesso de produtos que acumulam ali. A recomendação básica é começar jogando fora tudo o que estiver vencido. Simples assim. Mantenha apenas os cosméticos, produtos de limpeza e alimentos que estiverem em boa condição de uso e dentro do prazo de validade.Use caixas | Ao se debruçar sobre os itens variados da categoria “komono” (banheiro, cozinha, lavanderia e garagem), a dica é utilizar caixas para organizá-los de acordo com o uso e com o tamanho. Isso facilita a visualização, o controle e o manuseio daquilo que se tem.

Encare com leveza | O método KonMari visa deixar a vida mais feliz por meio da organização –  o objetivo não é viver estressado para ter um lar impecável. Não existe casa perfeita. Um pouco de bagunça faz parte da vida e do dia a dia. Livrando-se dos excessos e determinando os lugares onde cada coisa deve ser guardada, naturalmente a casa ficará mais em ordem. A organização, de acordo com Marie Kondo, deve ser encarada com leveza para tornar a vida melhor.

Imagens Reprodução.

(Visitada 175 vezes, 1 visitas hoje)