Ademir Augusto Macagnan | Nini Macagnan

Filho de professora eagricultor, Ademir ou Nini – o caçula da família – morou na linha Macagnan até seus 13 anos na companhia dos 8 irmãos. A mãe – Ana Bocchi Macagnan, é o seu exemplo de garra, mesmo depois de viúva conciliou as atividades da agricultura com o magistério, ministrando aulas em classes multisseriadas.

Que ele é torcedor do Grêmio já sabemos, porém algumas curiosidades nem todo conhecem. Aprendeu a dirigir num Ford Corcel amarelo do seu cunhado; mas sua paixão era o Chevrolet Chevette. Aos sábados a tarde, com seus 17 anos de idade tinha o costume de lavar o veículo de propriedade do cunhado, somente pelo prazer guardá-lo na garagem.

Colega de trabalho educado, disponível e muito conciliador – Ademir iniciou sua carreira nos meios de comunicação de uma maneira despretenciosa, na década de 80 trabalhava na Recapadora Antoninho. A empresa mantinha um time de futebol que representava a cidade em campeonatos municipais e regionais, o proprietário Sérgio Zangrande, adquiriu uma filmadora que seria utilizada para registrar os jogos do time, um trabalhador amador somente para criar um arquivo de imagens para a empresa. Com o tempo já não era mais brincadeira e outros equipamentos foram adquiridos: cabos, microfones, fones de ouvido e assim foi montada uma equipe esportiva para gravar os jogos da Recapadora Antonhinho.

A equipe acompanhava também, a time de futebol do municipio. Várias foram as viagens para registrar o desempenho do time. Um episódio, lembrado por Nini, é que se deslocaram até Bandeirantes/Pr, para gravar o jogo no domingo de manhã, viajando a noite toda. A partir disso começaram a exibir os jogos em alguns restaurantes de FB. Os jogos filmados aos domingos, eram exibidos as segundas-feiras de maneira inédita para os anos 80. Um dos locais era o Restaurante Pastelão, ponto tradiconal na cidade e também nas comunidades do interior.

Assim surgiu o convite para o seu primeiro trabalho em um emissora de rádio, feito por Henrique Romani, para integrar a equipe de esporte da Rádio Princesa AM, coordenada por Flávio Morceli. Ademir conta que tem imensa gratidão aos profissionais e a emissora.

Em 1994, aceitou o convite para trabalhar na Rádio Educadora onde ficou por 17 anos, no jornalismo e esporte. Entre 2009 a 2010 foi Assessor de Imprensa na Câmara de Vereadores e, também Diretor de Esportes de Esportes de Francisco Beltrão, período em que graduou-se em Gestão Pública. Seu trabalho na esquipe esportiva da equipe da rádio Onda Sul entre 2009 a 2012, lhe valeu o convite para integrar a equipe do Jornalismo a partir de 2013 até 2019.

Com um faro investigativo apurado e postura jornalítisca, Ademir foi destaque em muitas reportagens no rádio. Particularmente lembro de algumas marcantes, no caso do desaparecimento da costureira Marli Aparecida Frisanco e do Sr. Cesário Machado que estava num veículo recém comprado e caiu rio Marrecas na Cango, ele acompanhou o desenrrolar do caso. Já na Ação Tv entrevistou um morador de rua, Giovane que tem o Anilado como ponto de referência para estadia durante o final do dia e pernoite, sendo uma matéria com grande repercussão, em que o próprio entrevistado faz questão de contar.

Talento não se faz do dia para noite. Vislumbrou oportunidade de produzir e apresentar um programa esportivo, ainda quando acompanhava o processo de concessão do sinal da TV Beltrão, antes de 2008. Ademir expôs a ideia para a direção da nova emissora e, Walmor Merisio prontamente acatou. Assim surgiu o Debate Esportivo, um programa voltado para o esporte de Francisco Beltrão e da região. Em 23 de março de 2008, foi ao ar o primeiro programa, que completou 13 anos de exibição ininterrupta, sendo o segundo programa a fazer parte da grade da Tv Beltrão e permanece no ar até os dias atuais.Ademir conta com sentimento de gratidão que sua equipe de retaguarda, desde o primeiro programa é formada por Paulinho, Portuga e Gerson Thimothio ou TH. Inclusive TH conta que seu trabalho na Tv começou na produção do Debate Esportivo, no início como freelancer até ser colaborador da emissora. Se a falta de experiência e estrutura eram mínimas no primeiro programa (uma cadeira e uma câmara), a credibilidade do primeiro patrocinador Olione Freitas foi fato motivador para prosseguir. Atualmente o programa conta com um quadro de patrocinadores próprio, um cenário que propicia mobilidade e uma equipe comprometida e entrosada. As maioria das decisões sobre o programa são tomadas em conjunto, levando em consideração a opinião da equipe.

Exibido as terças-feiras, desde o primeiro Debate Esportivo a audiência é cativa. A definição dos convidados semanais é feita levando por critério a modalidade que está sendo mais comentada e movimentada. Porém, sempre na pauta o Marreco Futsal e o Clube Esportivo União, times do município. Intercalado a esse conteúdo, Ademir vem prestando homenagens à ex-atletas e ex-dirigentes que fizeram história no esporte beltronense. Exemplo recente foi a entrevista com Laurentino Risso, narrador e comentarista esportivo em rádio desde 1962, uma bela homenagem à quem faz o esporte acontecer de uma maneira muito apaixonada.

Em 2019 aceitou mais um desafio, fazer parte da equipe de colaboradores da Ação TV e atuar na WEB. O conteúdo gerado é exibido exclusivamente no Facebook e Youtube com foco em um público específico. E esse público procura e exige cada vez mais que a produção seja moldada ao seu interesse. Uma tendência.

Acredito que Ademir é influência positiva para as mais variadas modalidades esportivas da nossa cidade. No seu programa sempre há espaço para divulgar o que temos de melhor, ouvir uma boa história e conhecer melhor o que envolve o nosso esporte, tudo com informalidade, papo reto e muito bom humor.

O esporte segue proporcionando audiência na televisão e o fato das transmissões serem num horário específico, o Debate Esportivo é muito mais interessante que os programas de notícias exibidos por ai.

Se você ainda não assistiu, acompanhe o programa na TV Beltrão, canal 18.1, as terças-feiras, 19h40 – é muito interessante. Garanto como espectadora, algo bom você vai aprender, porque o esporte ainda tem cadeira cativa na TV.

(Visitada 121 vezes, 1 visitas hoje)