Banheiros Pequenos

É fato, o tamanho das nossas “casas” tem diminuído. A população aumentando e o espaço nas cidades nem sempre acompanha esse ritmo. Os prédios estão sendo construídos com muitos apartamentos por andar, e claro, com cômodos pequenos.

Um dos cômodos imprescindíveis em uma morada é o banheiro, que passou a ter tamanho reduzido nos últimos tempos. O trio: pia, vaso sanitário e box está ocupando menos espaço nas plantas dos apartamentos, sem perder o charme é claro! Como tudo tem solução, alguns macetes podem ajudar a melhorar a decoração e layout do espaço.

Alinhamento | Projetar projetar na mesma parede a bancada da pia, vaso sanitário e o chuveiro, facilita a questão hidráulica e “abre” um corredor para a circulação, tornando o espaço mais agradável.Portas | As portar de correr não atrapalham a circulação. Se puder optar desde a porta de entrada, à marcenaria e box livra o espaço de a porta não girar.

Marcenaria | Pode ser planejada ou móveis soltos. Aproveite os espaços, prateleiras, armários e nichos. Eles organizam e melhoram o espaço visualmente.

Nicho dentro box | Ajudam a liberar espaço dentro do box. Cuidado com as paredes estruturais, fora isso, é possível projetar um nicho dentro do box para colocar os produtos de higiene: organização, estética e conforto na hora de tomar banho.Acima do vaso sanitário: Esse espaço era esquecido, de uns tempos para cá os arquitetos e designers têm aproveitado como um espaço para guardar objetos no banheiro. Gosto dessa ideia de continuidade da bancada, passando por cima do vaso, é bonito e usual.

Espelho | É item fundamental e traz sensação de amplitude ao ambiente. Com parcimônia, você pode usar espelhos de tamanhos e formatos e tamanhos diferentes, o resultado é um charme.Iluminação | Ela é essencial. Um bom projeto luminotécnico pode fazer toda a diferença para ter um banheiro iluminado e amplo. Pontos de luz no espelho e dentro do box, além da luz geral, são ótimas escolhas.

Revestimentos | A escolha dos revestimentos vai depender do gosto e da sensação que o ambiente quer transmitir. Uma dica, estudar sobre a escolha e ver como ela vai se comportar, para não deixar o ambiente menor ainda ou claustrofóbico.Cores | Andam juntas com os revestimentos, especialistas afirmam: mesmo cores bem escuras podem funcionar e deixar o banheiro cheio de personalidade. Tudo vai depender da composição com os outros materiais.Metais| A escolha dos metais faz a diferença, tudo vai depender do projeto. Opções como as torneiras de parede, são comuns nesse tipo de espaço.Tecidos: Cabe um tapetinho, sim! Os tecidos ajudam na acústica e no aquecimento, principalmente nos banheiros que tem azulejo do piso ao teto.

O assunto rende, então separei boas referências de banheiros pequenos, afinal ele é um cômodo importante na nossa casa. Imagens Não Autorais | Reprodução | Pinterest

(Visitada 262 vezes, 1 visitas hoje)