Boiserie | Um detalhe elegante nas paredes

Item indispensável para a decoração francesa no século XVIII, boiserie  é a técnica que insere molduras de diversos formatos na parede, sendo sinônimo de sofisticação e elegância. Pronuncia-se boaserrí – surgiu na França influenciada pelo movimento artístico que ficou conhecido como Rococó. O grande objetivo dos carpinteiros artistas da época era adornar de forma pomposa e requintada as paredes da nobreza. Os séculos XVII e XVIII marcam o auge das boiseries na decoração.

E elas voltaram com tudo, estão sendo muito usadas e garantem charme e um toque todo diferente ao ambiente. Além da madeira, as boiseries podem ser feitas com gesso, cimento e até isopor, com a intenção de baratear o custo. Independente do material escolhido, a boiserie apresenta o mesmo resultado, o que irá diferenciar uma boiserie da outra é a cor com que ela será pintada e a formato que terá na parede.

A design Pâmela Fiori ensina o passo a passo para você por em prática esse detalhe decorativo na sua casa, já publicamos esse material na revista Ontop, porém esse item decorativo tem meu coração e merece um repeteco. A Pâmela usou a boiserie no quarto da filha Luisa, mas seu uso antes restrito a ambientes de estilo mais clássico, também pode ser visto em espaços contemporâneos, sejam eles áreas sociais ou íntimas, como nessa sala.

“Há uns anos atrás quando assisti ao filme da Maria Antonieta fiquei apaixonada pelos detalhes das paredes, cheios de molduras e detalhes e quis fazer algo que remetesse a isso, mas dentro da minha realidade.

Em pesquisas  descobri que o nome dessa técnica de decoração se chama boiserie. Surgiu na França entre os séculos XVII e XVIII, com o objetivo de ajudar no isolamento térmico e dar mais privacidade aos cômodos. Os boiseries são como molduras de quadros que dão um aspecto elegante para a decoração.

Como fizemos | Montamos um pequeno projeto para nos auxiliar e usamos ripas de pinus de 5 cm de largura, fita dupla face fixa forte, massa corrida e tinta acrílica.

1- Medimos e cortamos as madeiras no tamanho da altura que iria ficar na parede, definimos 89 cm de altura. Pelo tamanho da parede usamos 9 pedaços de 89 cm x 5 cm. Cortamos a parte de cima no tamanho da largura da parede. Para finalizar essa etapa, lixamos todas as partes para não ter alguma farpa.

2- No verso das madeiras colocamos fitas dupla face fixa forte, na largura das peças, um pedaço em cada ponta e dois no meio com distância de uns 20 cm aproximadamente entre elas.

3- A parede que ia receber a aplicação tem 2,80 mts, então fizemos marcação para instalar as peças menores de 89 x 5 cm com intervalo de 26 cm entre elas. Colocamos as madeiras menores na vertical e depois adicionamos a maior em cima das demais.

4- Aplicamos massa corrida entre as junções das madeiras para deixar reto e sem emendas. Passamos três demãos, depois de secas a massa enxugava para a parede ficando um buraco. Lixamos para tirar os excessos.

5- Finalizamos pintando a parede e as madeiras, aplicando tinta acrílica para parede.

Imagens | Pinterest e arquivos da Pâmela Fiori  – Seu canal no Youtube e no Instagram @pazadesign

(Visitada 350 vezes, 1 visitas hoje)