Chifre-de-veado | Uma planta que chama a atenção

Planta de folhas grandes e formato pouco convencional, seu nome científico é Platycerium bifurcatum. Provavelmente você não a conheça pelo nome científico, mas provavelmente já ouviu falar dela pelo título com a qual ficou popularmente conhecida: chifre-de-veado.

Chifre-de-veado é parente das samambaias e chama a atenção em qualquer jardim. Com folhas compridas, recortadas nas extremidades e textura que parece couro, sua aparência realmente lembra bastante o chifre do animal.

As folhas podem atingir até 1,5 metros, por isso fica difícil não as notar por aí. Não possui flores, e sua multiplicação, segundo paisagistas, se dá por esporos ou por pequenas mudas que surgem em sua base. Sua estrutura é formada por três elementos: raízes, folhas e folhas estéreis, também conhecidas como basais e que servem para proteger as raízes da planta contra danos e manter a umidade.Por ser uma planta epífita, gosta de crescer enquanto fixada em outras espécies, como troncos de árvores, por exemplo. Pode ser amarrada em pedaços de madeira ou ser cultivada em vasos.A chifre-de-veado se adapta bem a ambientes com luz filtrada, por isso, dentro de casa, o ideal é deixá-la em locais de meia-sombra ou com incidência solar no comecinho da manhã ou fim da tarde. O solo perfeito pra cultivo dessa planta deve ser leve, bem drenável e com bastante matéria orgânica. Já a rega varia conforme a idade da espécie: quando jovem, mantenha o substrato sempre úmido. Quando estiver bem estabelecida, pode deixar o substrato secar levemente, segundo especialistas. Particularmente, gosto muito dessa planta. Ganhei um muda há muitos anos e ela está plantada em uma árvore, em um condomínio que morei. Ela está frondosa, posso afirmar que chama muito a atenção naquele local.

Imagens Reprodução | Pinterest.

(Visitada 751 vezes, 1 visitas hoje)