Cintia Jaqueline Ramos

Cintia Ramos, como é mais conhecida, é uma profissional da área da saúde de competência ímpar. Dedicada, conhecedora e muito estudiosa, tem amor pela área que se dedica há 27 anos. Um ser humano incrível, mulher ágil, prática e de um coração maravilhoso, assim prefiro descrevê-la. Ter a amizade da Cintia é muito gratificante e gostoso.

Trabalhei com ela, então falar da Cintia é confortável. Tenho admiração por toda essa trajetória que ela fez, pensando no bem comum, colocando o seu serviço e tempo a favor da vida do outro. Cintia pensa no coletivo, conversar com ela é sempre agradável, aprendo algo e me admiro com sua paciência em administrar um furação por minuto. Ela tem didática para explicar, mesmo quando nossa dúvida é muito pequena, comparado ao grande universo que administra.

Economista de formação, é especialista em Gestão e Sistemas de Serviços em Saúde Pública (Fiocruz) e Gestão Empresarial (Unioeste) mas, é a sua rotina e dedicação que a tornaram uma das mulheres que mais entende de Saúde Pública, na nossa região e diria mais, no Paraná.Tem um currículo invejável na área da Saúde Pública. Seu primeiro emprego foi na área da saúde com 14 anos, quando despertou seu interesse em atuar na assistência direta ao paciente. No início atuou em clinicas particulares, no Sistema “S” – SESI, por 5 anos. Aos 18 anos iniciou suas atividades junto a Prefeitura  Municipal de Fco Beltrão, após aprovação de concurso público. Ocupou vários cargos: Diretora da Assistência a Saúde, Chefe de Controle e Avaliação e Auditoria em Saúde, Secretária  Municipal de Saúde, entre 2008 a 2012. Nos anos de 2013 a 2018 atuou como Diretora da 08ª Regional de Saúde, que abrange 27 municípios, no Sudoeste do Paraná. Entre 2017 a 2019  atuou na Intervenção Municipal junto a Unidade Hospitalar de Fco Beltrão.

Desde 2019 está à frente da Direção do Hospital Regional do Sudoeste, o qual é referência para atendimento aos pacientes graves acometidos pela COVID-19. Cintia e mais 4 mulheres: Dra. Carla Patricia Alves de Souza, Médica, na Direção Técnica; Sandra Iszikawa, Farmacêutica, na Direção Administrativa; Cleodete Zanandrea, Enfermeira, na Direção de Enfermagem e Luciana Pereira, Assistente Social, na Direção Acadêmica – formam a equipe diretiva do HRS – um orgulho e um diferencial pra nós, somente mulheres à frente de um maiores hospitais públicos, referência no Paraná.

Foi Presidente do CRESEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), de 2008 a 2012; participou do  COSEMS (Conselho Estadual de Secretarias de Saúde) e CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), foi Presidente do Conselho Municipal de Saúde e fez parte de Comissões de Apoio junto ao Ministério da Saúde.

Ajudou a implantar o Serviço Móvel de Urgência e Emergência – SAMU em nossa Regional de Saúde; o projeto da UPA – Unidade de Pronto Atendimento Municipal; do Complexo de Saúde da Cango e recentemente emprestou seu know-how no apoio à equipe do Município e Regional, na elaboração do Projeto de Implantação do Hospital Intermunicipal de Saúde.Cintia comenta que sua vocação é a gestão de saúde, a organização de processos de trabalho e implementação de novos serviços. Sua realização profissional é pautada na qualificação do sistema de Saúde Regional, com a implantação de leitos de UTI Pediátrica em nossa regional de saúde, devido ao grande “vazio assistencial” e necessidade real do atendimento.

Para ela, uma região só pode ser destaque quando existir o equilíbrio entre Economia, Geração de Empregos e Serviços de Saúde à disposição das pessoas, onde elas residem. Comenta que o seu legado, enquanto Gestora na Saúde Pública são as conquistas efetivadas de serviços implantados, pautados na disciplina e seriedade em que conduz seu trabalho.

Cuidar da pessoas, com humanização e respeito esse é o próposito diário, de uma jovem mulher competente e compometida com o que faz. Mas, o bacana de tudo isso é que Cintia gosta das coisas simples da vida. Descansar, estar com a família, tomar um café com amigos, cuidar da Nina – sua cachorra, tudo para manter sua saúde emocional e física. Muito merecido, para quem muito cuida de nós!

Fotografia | Adriano Oening.

(Visitada 175 vezes, 1 visitas hoje)