Detox | Eliminando Toxinas

Fotografia | Leila Lindiana – Chás | Quintal Pepper

Fins de semana sem lei, jantares, festinhas, lanches exagerados, gula explícita, o saldo é corpo inchado. A boa notícia é que alguns ingredientes simples irão te ajudar a amenizar o mal-estar e eliminar as toxinas.

Alguns hábitos agravam o quadro; ficar muito tempo sentada(o), ingestão de sódio, bebidas alcoólicas em excesso e para as mulheres a oscilação hormonal. Segundo alguns nutricionistas, podemos acumular de 1 a 3 quilos somente de líquido.

Ouvindo e lendo alguns nutricionistas e especialistas, anotei algumas informações para compartilhar aqui. Eu não sou especialista, são opiniões de profissionais que estou apenas repassando as quais eu concordo e faço uso de muitos desses ingredientes.

O processo detox, ganhou novas versões com ingredientes diuréticos, independente da forma como são apresentados, a finalidade é desintoxicar o organismo, aliviar a sensação de peso (principalmente barriga, braços e pernas) e o desconforto em função da retenção hídrica.

Alimentação saudável é a chave para o sucesso e, incluir algumas receitas que os especialista indicam, ajudam muito.

Hibisco + Cavalinha | O hibisco tem ação termogênica, ou seja, aumenta a queima de gordura. A Cavalinha ajuda eliminar o excesso de sódio do organismo. Especialistas explicam que “um ingrediente potencializa o outro”. Endocrinologistas afirmam que a mistura dos dois, favorece a ação diurética através do equilíbrio dos fluidos do corpo, pois age no hormônio aldosterona. Recomendado beber até 1 litro por dia, quente ou gelado.Cúrcuma | Da família do gengibre, tem poder de combater a gordura abdominal e melhorar a digestão. Sensação entre as famosas e musas fitness, o Golden Milk (leite dourado), é a mistura do leite e cúrcuma. Pode-se acrescentar cardamomo, canela e uma pitada de pimenta. Beber 1 copo ao dia.

Frutas Vermelhas | Morango, mirtilo, framboesa, amora, cereja, cranberry – em comum elas tem a cor vermelha, é a bebida detox do momento. São frutas diuréticas. Consumida em forma de suco, não deve ser coado, são fonte de fibras e evitam o pico de glicose e acúmulo de gordura. Quantidade sugerida 1 copo de 300 mililitros.Água com Canela | Ela acrescenta sabor à bebida, acelera o metabolismo, ajudando a queimar calorias e potencializar o efeito detox. Adicionar 1 pau de canela a um jarro de água e deixar a noite na geladeira. Dá para fazer chá, é só ferver a água com canela e bebê-la quente. Pode ser tomado depois das refeições, melhora a digestão. 1 copo é suficiente, orientam nutricionistas.

Abacaxi + Gengibre | A ação diurética do abacaxi não é novidade, poucos sabem que a casca tem mais poderes que a polpa. A bebida feita com ela tem efeitos termogênico, antioxidante, diurético e desintoxicante. Os benefícios provem da enzima bromelina, que ajuda na redução de inflamações e facilita a digestão, diminuindo a sensação de estufamento após as refeições pesadas. O gengibre potencializa a ação, é termogênico. Ferver 3 xícaras de água com um terço da casca de um abacaxi e um rodela de gengibre. Coar e manter na geladeira. Tomar 1 copo ao dia. Eu, particularmente adoro gengibre, coloca em quase tudo! Chá, na água, sopas, saladas.É claro, tudo administrado em excesso tende a prejudicar. Então parcimônia no uso dos ingredientes, sua existência é benéfica desta forma, faço uso daquele que você gosta e um tipo de cada vez.

Quintal Pepper | Avenida Julio Assis Cavalheiro, 390 – Loja 45 | Shopping Aquarius | Francisco Beltrão/Pr | Atendimento: Segunda a Sexta-feira: 13h30 as 19h30 e Sábado: 10h00 as 13h30.

Imagens | Reprodução | Pinterest

(Visitada 55 vezes, 1 visitas hoje)