Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda

Inaugurado em 13 de agosto de 2020, o Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda é um espaço destinado a fomentar ensinamentos e conscientização sobre questões ambientais e ecológicas à toda a sociedade e principalmente as crianças em idade escolar.

Localizado no Parque Ambiental Irmão Cirilo, bairro Padre Ulrico recebeu esse nome em homenagem a Jorge Baleeiro de Lacerda, um grande estudioso do Brasil e do meio ambiente. O prédio tem 504 m², conta uma sala para exposições, um espaço reservado ao acervo e pesquisa, área administrativa, um auditório com 85 lugares e uma grande varanda que proporciona uma bela vista da mata que cerca a edificação.

O Ecomuseu tem espaço destinado para exposições itinerantes, atualmente encontra-se por lá material sobre as enchentes históricas ocorridas no município, além disto, apresenta um acervo cultural sobre os povos indígenas que habitaram o Sudoeste do Paraná e uma galeria de animais taxidermizados (empalhados) que representam o nosso Bioma Mata Atlântica, ao todo são 46 espécies no acervo, entre elas: Cutia, Cachorro-do-mato, Quati, Macaco-prego, Tucano-bico-verde, Gavião-carijó.

Além do prédio físico, o complexo inclui uma trilha ambiental de aproximadamente 900 metros, com 5 estações. A responsável técnica a Engenheira Ambiental Ana Paula Nesi Tortelli explica que o objetivo é a educação ambiental dos estudantes. Ela é quem faz a visita guiada e explica que em cada estação é tratado um tema específico. Na primeira estação há uma explanação sobre o Parque Irmão Cirilo, que é uma unidade de conservação, turismo e lazer; na segunda o tema é o Ar, explicando a importância das árvores e a poluição existente nas cidades; na terceira estação o Rio Marrecas é o pano de fundo para falar sobre a qualidade da água e na quinta estação o Lixo, é o tema central, mostrando que “lixo não tem pé” e que a ação humana é a grande responsável pelo descarte correto dos resíduos.

Há um espaço reservado para pertencentes doados pela família do “estudioso do Brasil” Jorge Baleeiro de Lacerda (1950-2016), uma justa homenagem à quem tanto estudou nosso país e escreveu textos reais e sem achismos, com propriedade e conhecimento.

Posso garantir que a visita ao Ecomuseu é gratificante em vários sentidos. A sensação de quietude e tranquilidade de estar em contato com a natureza, acalma a alma; perceber o entusiasmo e a dedicação dos profissionais envolvidos na Educação Ambiental é algo que nos motiva à pensar na nossa responsabilidade ambiental.

O Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda é um patrimônio local, e ao mesmo tempo um cenário fantástico com inúmeras possibilidades de trabalho, com o objetivo de despertar na nossa população o cuidado com o Meio Ambiente.

No momento não estão sendo realizadas visitas das escolas, devido ao decreto estadual que não permite atividades extracurriculares. O Ecomuseu encontra-se aberto a visitações dos demais segmentos da sociedade, mediante agendamento na Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda| Rua Marília, 251 – Padre Ulrico, Francisco Beltrão/Pr. Para mais informações: (46) 3523-6347 – (46) 3523-5137 – (46) 99128-0606.

Fotografias | Leila Lindiana | @leilalindiana

Meu agradecimento ao Secretário Municipal do Meio Ambiente Adriano Roberto David e a Engenheira Ambiental Ana Paula Nesi Tortelli pela visita guiada que me foi oferecida. Foram momentos encantadores de turismo no nosso município.

(Visitada 673 vezes, 1 visitas hoje)