Efeito Ombré

Assistindo ao programa Que Seja Doce (canal GNT), os confeiteiros foram desafiados a produzir um bolo com cobertura ombré, assunto chamou minha atenção, fiquei ligada, assisti e aprendi algumas coisas interessantes. As imagens de bolo com esse tipo de cobertura aparecem muito, principalmente em aniversários, mas afinal o que caracteriza o “ombré”?!A palavra ombré vem do francês e significa “sombreado”. A técnica está no mundo da moda, da decoração e na confeitaria. A palavra francesa significa sombreado e o efeito obtido com essa técnica é de um degradê leve e delicado. Um curiosidade, o bolo ombré não surgiu na França, foi criado nos Estados Unidos e ganhou o mundo através das redes sociais.

Para dar o efeito ombré, você começa com uma cor forte e vai mudando os tons até chegar em um tom claro da cor mais forte. Para criar o efeito, é necessário, no mínimo, duas cores, sendo que uma delas pode ser o branco (no caso dos bolos o glacê), que misturado aos poucos à outra cor, cria um tom sobre tom decrescente (da mais escura para a mais clara). O máximo de cores que podem ser usadas? Não tem! Não há limite! Deixe essa responsabilidade para sua criatividade.E na decoração ? A parede ombré ou ombré wall, está cada vez mais presente nos interiores. Confundido com o degradé, já que as duas técnicas representam uma transição de matizes, tem suas diferenças.

De acordo com especialistas, o que diferencia as técnicas é a forma como a transição de cores acontece. No caso do degradê, ela é feita de maneira abrupta, ou seja, é possível visualizar exatamente onde termina uma cor e começa outra. Já no ombré, essa transição é imperceptível e as cores vão mudando gradualmente, sem que haja divisão.

Vale lembrar que o efeito também pode ser aplicado em apenas uma parte da parede, ficando na minha opinião, até mais bonito e mais discreto (dependendo das cores utilizadas). Pode ser uma opção para quem quer uma pintura de parede diferente, mas que ainda tem receio de ousar demais.A diferença entre uma técnica e outra, é a linha que divide as cores. Se existe essa linha, é o degradé. Se não existe, sendo a transição sutil, então é ombré. O próprio termo “ombré”, traduzido, significa “sombreado”, por isso a técnica é bastante delicada.O esfumado é característico do ombré, sendo bastante delicado, o principal efeito é o de tranquilidade e relaxamento. Usado em cores contrastantes, ele demarca uma área na parede, e isso também pode ser usado para disfarçar a altura do pé direito de um ambiente, dando a impressão de que ele é mais alto.

Imagens Reprodução | Não Autorais | Pinterest

(Visitada 172 vezes, 1 visitas hoje)